Estratégias para atrair mais consumidores e aumentar as vendas colaboram com o crescimento do faturamento no comércio - Revista Capital Econômico
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Estratégias para atrair mais consumidores e aumentar as vendas colaboram com o crescimento do faturamento no comércio

Em 2021, o faturamento da Black Friday no Brasil ficou muito abaixo dos anos anteriores para os varejistas de praticamente todos os segmentos.

A famosa promoção do mês de novembro — popular em diversos países — foi uma das mais fracas desde 2010, quando começou a ser realizada no Brasil.

De acordo com o relatório da Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros, o crescimento de vendas em 2021 foi de 6,3% em comparação a 2020. No entanto, em relação ao ano anterior, 2019, houve uma queda de 9,1%.

Seguindo o mesmo ritmo, as vendas na semana do Natal, que costuma ser um dos períodos de maior faturamento para o comércio, caíram 10,3% segundo relatório da Serasa Experian.

Tudo indica que a grande vilã seja a crescente inflação que se estabelece no país, mas ações podem ser tomadas para enfrentá-la da melhor forma possível.

O aumento dos preços afasta o consumidor, que fica mais cauteloso e busca conter gastos. Com isso, além do próprio aumento dos preços das mercadorias, os varejistas ainda têm mais um desafio: atrair consumidores.

Para driblar a queda nas vendas e trazer mais clientes, existem estratégias que podem ser adotadas pelas empresas. Confira algumas a seguir.

Divulgue mais

Hoje é uma unanimidade a importância do marketing e suas tendências para qualquer negócio.

Marcar presença nas redes sociais funciona como ter uma boa vitrine em uma loja física, um local atraente para ser encontrado.

No entanto, sem considerar a importância de uma boa divulgação, muita gente deixou esse requisito em segundo plano no momento da crise econômica que acometeu o país.

A divulgação deve ser vista como investimento, e não como despesa, pois ela é um elemento-chave na atração de novos clientes.

Caso se aplique ao seu negócio, invista também nas vendas online, que têm tido um grande potencial nos últimos anos.

Pesquisas mostram que consumidores de e-commerce pretendem continuar a fazer compras online no futuro.

Segundo a Statista, o e-commerce deve crescer 8,1% até 2024. É um canal que tem atraído cada vez mais consumidores de diferentes idades e poder aquisitivo.

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Dedique-se a aumentar sua rede de clientes

Aumentar a rede de clientes também deve ser uma prioridade. Para isso, além de divulgar sua empresa, faça com que as pessoas se sintam beneficiadas ao comprar da sua marca, oferecendo, por exemplo, descontos e brindes especiais na primeira compra.

A loja Shopee é um bom exemplo para ilustrar tal estratégia. A empresa dá 50% de desconto como bônus de boas-vindas aos novos compradores.

Além do setor de e-commerce, outra indústria que também investe bastante nessa estratégia é a de iGaming.

Pelo fato de a concorrência nesse setor ser bastante acirrada, as empresas que disponibilizam jogos virtuais costumam oferecer aos novos clientes bônus de boas-vindas, que podem vir na forma de créditos e cupons de desconto.

A plataforma de jogos de cassino online da Betway demonstra a efetividade de estratégias do gênero.

A empresa oferece até R$ 4.000 de bônus de boas-vindas a novos usuários, o que ajuda o cliente a ter uma imagem positiva da marca logo no primeiro contato, além de aumentar as chances de recomendações a outras pessoas.

Procure fidelizar seus clientes

Antes de atrair novos consumidores, também vale a pena pensar quais serão suas estratégias para mantê-los.

Não basta apenas trazer novos clientes, é importante fidelizá-los. Por isso, conecte-se com eles criando um bom relacionamento durante e após a venda.

Um bom suporte é essencial para que os consumidores se sintam motivados a voltar. Segundo a Zendesk, 25% dos consumidores se mantêm fiel à marca após uma boa experiência de compra e um bom atendimento.

consumidor

Amplie a sua rede de parceiros

Estabelecer parcerias comerciais também pode ser um bom negócio. Promoções conjuntas, conteúdos compartilhados, realização de lives nas redes sociais com convidados, participação em eventos, entre outras ações, são importantes para tornar o seu negócio mais conhecido e dar ao consumidor uma boa impressão, transmitindo confiança e segurança.

Estabelecer um networking empresarial é um bom caminho para gerar novas oportunidades.

Faça pesquisas junto aos clientes

Tanto para atrair novos clientes quanto para manter satisfeitos os já existentes, é importante que você saiba exatamente quais são as necessidades que possam ter, o que lhes agrada e qual é o conceito que eles têm de uma experiência ideal. Nesse sentido, pesquisas de mercado são bastante importantes.

Avalie as estratégias que seus concorrentes estão usando e verifique o que está funcionando e o que não obtém sucesso – aprenda com o erro dos outros.

Pesquise diretamente com seus clientes:

  • Como eles veem sua marca?
  • O que esperam na hora da compra?
  • Quais os critérios que usam para decidir entre uma empresa e outra?
  • O que determina, para eles, uma experiência positiva e uma experiência negativa?

Entender seu público é o primeiro passo para desenvolver boas estratégias de atração, fidelização, divulgação e networking.

A crise econômica é uma realidade no Brasil atualmente, mas você pode lidar com ela da melhor forma possível levando em conta as estratégias acima.

O cenário econômico se altera constantemente, e o melhor a fazer é aproveitar as oportunidades que você tem no momento.

Aplicando essas estratégias ao seu negócio, as adversidades não lhe pegarão de surpresa, pois você já terá se cercado de ações construtivas e saberá exatamente o que fazer para driblar qualquer desafio que possa aparecer.

 

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