Especialista destaca o desempenho do mercado de ações no mês de setembro e expectativas para outubro

Gustavo Ferraz, especialista em investimentos na WIT Invest, responde aos pontos principais do desempenho do mercado de ações

Especialista destaca o desempenho do mercado de ações no mês de setembro e expectativas para outubro mercado de acoes bolsa de valores 1

Freepik

Gustavo Ferraz, especialista em investimentos na WIT Invest, responde aos pontos principais do desempenho do mercado de ações no mês de setembro, e ainda, faz uma análise das expectativas para esse mês de outubro. Confira abaixo:

1. Como foi o desempenho geral do mercado de ações durante o mês de setembro?

Tivemos uma queda mensal do Ibovespa em 1,62%, muito devido ao aumento de juros brasileiro e incertezas fiscais.

2. Quais setores apresentaram o melhor desempenho na bolsa de valores neste mês?

Setores que se beneficiam com aumento de juros e possível inflação, como mineração e energia, foram os de melhor desempenho.

3. Quais ações se destacaram positivamente no Ibovespa durante o mês de setembro? E qual foi a pior? Por quê?

As ações que se destacaram positivamente foram CMIN3 (24%), CSNA3 (12%) e VALE3 (9%), ambos se beneficiando fortemente com o corte de juros na China.

Negativamente contamos MGLU3 (-20%), BEEF3 (-16%) e RECV (-13%), impactadas com alta de juros.

4. Quais foram os principais fatores político-econômicos que influenciaram o comportamento do mercado em setembro?

Os principais fatores que influenciaram o mercado foram o corte de juros americano e o corte de juros chinês.

5. Houve algum acontecimento específico que afetou o comportamento dos investidores durante o mês?

Corte de juros americano, chinês e uma menor preocupação sobre uma recessão acabaram aquecendo o mercado de maior risco.

6. Como estão as perspectivas para o próximo mês com base nas tendências observadas em Setembro?

Acredito que o cenário de “Caos” vinculado a recessão americana vem cada vez mais se afastando do radar, proporcionando mais apetite a risco. Acredito que o próximo será positivo, ainda mais por ser um mês historicamente positivo para o mercado acionário.

7. Quais foram as estratégias de investimento mais bem-sucedidas durante este período e por quê?

Clientes alocados em carteiras com foco em dividendos (IDIV – 0,09%) tiveram um resultado muito positivo quando comparado com o Ibovespa (-1,62%), empresas mais sólidas e mais conversadoras como Itaú, Vale, Petrobras, Tim, Sabesp, Copasa… Acredito que para os momentos de maior incertezas, estar alocados em ativos como estes sempre será mais vantajoso.

8. Quais as expectativas da bolsa de valores para o mês de outubro de 2024. Quais os setores promissores?

Há muita oportunidade na bolsa, mas o momento exige muita cautela na escolha desses ativos devido a incertezas fiscais e inflacionárias. Com a queda de juros americano e um fiscal mais controlado, provavelmente teremos uma forte entrada de recurso estrangeiro para o Brasil. Setores como os bancários e energia tendem a se beneficiar.

9. Quais são as principais oportunidades e desafios previstos?

Ainda há muitas oportunidades no mercado de ações, ótimas empresas com valores bem descontados. O principal desafio está na confiança do governo com relação ao risco fiscal e ao controle da inflação, visto que tivemos queda dos juros nos Estados Unidos e alta aqui no Brasil. Um fiscal mais controlado e uma maior confiança do estrangeiro poderá fazer com a bolsa brasileira tenha uma forte alta.

Sobre a WIT – Wealth, Investments & Trust

A WIT – Wealth, Investments & Trust – é assessoria, planejamento e execução para cuidar do patrimônio de pessoas, grupos familiares e empresas, de forma integral e sincronizada, apoiada por uma sofisticada estrutura de especialistas e de empresas que atuam de forma independente, porém complementar.

O multi family office atua nas áreas de assessoria de investimentos; fundos exclusivos; câmbio e remessas internacionais; serviços financeiros (principais linhas de crédito) e emissão de dívidas em mercado de capitais; seguros e benefícios; ativos imobiliários e consultoria patrimonial. Atualmente, a empresa está presente em nas capitais de São Paulo e Paraná, em Curitiba, e em cidades do interior paulista: Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Araçatuba, Votuporanga, Jundiaí e Itu.

Sair da versão mobile