ESHOPPER aponta oito dicas para e-commerce se preparar para o Dia das Mães

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O dia das mães está se aproximando, e o varejo eletrônico espera um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Comemoração considerada a segunda melhor data para vendas no Brasil, revela que cerca de 57% dos lojistas entrevistados acreditam que as vendas para a data comemorativa serão melhores que no ano passado.

A ESHOPPER, instrumento analítico que levanta dados de usabilidade dos e-commerces para alavancar o bom desempenho de suas plataformas, levantou pontos importantes para o comércio eletrônico oferecer uma boa experiência para o consumidor.

O constante movimento do mercado do varejo online movimentou as análises e percepções em relação aos processos e adaptações necessárias, que vão além de estarem relacionados apenas às estratégias de vendas.

“Entre as principais mudanças com certeza estão em proporcionar uma experiência única e personalizada ao cliente e aperfeiçoar a usabilidade do seu negócio”, explica Aline Haeckel, Diretora Geral da ESHOPPER.

Veja abaixo oito dicas levantadas pela especialista:

01. Promoções

São elas que vão chamar a atenção do consumidor no primeiro momento.

Por isso, é importante que os descontos fiquem visíveis e em destaque logo na primeira página dos sites, em banners.

Outra boa estratégia é categorizar todos os produtos com descontos em uma aba específica de promoções, pois ao reunir em um só lugar as vantagens ofertadas pela loja, a navegação se torna mais fácil e atrativa.

De acordo com dados do ranking da ESHOPPER, 73% dos e-commerces avaliados possuem uma categoria exclusiva para promoções no site.

02. Sistema de avaliação de produtos

Quando o usuário está visualizando um produto, é normal que ele se sinta inseguro para decidir sobre a compra.

Se ele buscar as informações que precisa na página do produto e não encontrar, a tendência é pesquisar na internet, saindo da navegação no site e correndo o risco de efetuar a compra em outra loja.

Por isso, é importante investir em um sistema de avaliação detalhado com nota, comentários e possibilidade dos usuários inserirem até mesmo fotos reais do produto.

03. Seção de sugestões

Outra sugestão apontada pela especialista é a seção de sugestões de outros produtos.

Isso pode ajudar a vender mais, quando são oferecidos produtos semelhantes ou complementares, evitando que o consumidor busque variedade em outros e-commerces.

Aqui, é possível oferecer variações do mesmo produto, ou então, sugerir meias na página de compra de um tênis, por exemplo.

04. Apresentação dos produtos

O ideal é oferecer o máximo possível de detalhes do produto, buscando proporcionar uma experiência que se assemelhe à visualização em uma loja presencial.

É importante que as fotos estejam em alta resolução, que contemple todos os ângulos e, até mesmo, dentro de um contexto, para que o consumidor tenha noção do tamanho real.

Caso possível, é interessante incluir um vídeo ou foto 3D para uma experiência ainda mais imersiva.

05. Frete

Em pesquisa realizada pela Ebit, 78% dos usuários indicaram o frete grátis como a promoção preferida no momento da compra.

As condições de frete podem ser decisivas para a conversão.

Muitas vezes o usuário está interessado no produto, mas o valor do frete ou o tempo de entrega não são satisfatórios.

Oferecer desconto no frete ou até mesmo gratuidade são excelentes atrativos para a data, e deve ser um ponto de destaque também na página principal do e-commerce.

06. Live commerce

Modalidade que vem crescendo muito, principalmente com a pandemia, o live commerce é uma experiência de compra online via transmissão ao vivo, que pode ser feita nas redes sociais ou em uma plataforma específica.

A ação é estratégica para apresentar detalhes dos produtos, lançamentos e promoções.

07. Pagamento

É essencial oferecer não apenas meios variados de pagamento, mas também condições especiais, como descontos à vista e parcelamentos, além de opções por PIX e carteiras digitais.

Além disso, invista em um sistema seguro para que o consumidor não tenha receio de inserir dados sensíveis na plataforma.

08. Customer service

Desde antes da compra até quando o cliente recebe o produto, é importante ter um canal de comunicação fácil e ágil.

Disponibilizar um bom FAQ e um chatbot que tirem as dúvidas mais comuns ajudam a não sobrecarregar a equipe de atendimento, além de deixar o cliente mais seguro em relação à compra.

A ESHOPPER

A ESHOPPER é um instrumento analítico de e-commerce.

Com metodologia própria e uma visão especializada sobre usabilidade de websites, a marca avalia, compara e quantifica a experiência do cliente para gerar reports personalizados, reports de mercado, rankings de mercado, e selos indicadores de boas práticas no ambiente digital que sinalizem aos consumidores empresas que proporcionam uma boa experiência na jornada de compra.

A ESHOPPER tem em seu portfolio grandes marcas como Pandora, Levi’s, Compra Certa Grupo Whirlpool, Consul, Electrolux, Fast Shop, Philco, Tok&Stok e Polishop.

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