Empreendendo com eficiência: guia de tecnologias gratuitas para pequenos negócios

guia-pequenos-negocios

Imagem de Dan Bui por Pixabay

No mundo dos negócios, eficiência é uma palavra que nunca sai de moda. Uma empresa eficiente é uma empresa que consegue equilibrar os custos com o lucro, sem renunciar à vanguarda tecnológica. Esse é um objetivo que deve ser perseguido por todas as empresas brasileiras, sobretudo pelos pequenos empreendedores.

Com recursos limitados, alta carga tributária, custos de contratação e uma concorrência acirrada, achar maneiras de operar de forma mais eficiente e eficaz pode ser um desafio. Felizmente, é possível ter na tecnologia uma grande aliada nesse sentido. Além de gerar maior produtividade, muitas tecnologias são gratuitas e podem reduzir os custos do negócio.

QR Code: conectando o mundo físico ao digital

Os códigos QR (uma solução moderna para os códigos de barra tradicionais) são uma maneira simples e eficaz de conectar o mundo físico ao digital. Eles podem ser usados para uma variedade de propósitos, desde o direcionamento de clientes para o seu site até a facilitação de pagamentos móveis. Além disso, esses códigos são fáceis de gerar e usar, tornando-os uma opção de tecnologia acessível para pequenas empresas.

Contudo, é preciso estar atento. De acordo com um artigo publicado no blog da ExpressVPN, os códigos QR devem ser usados corretamente e com cautela, já que, em decorrência da ação de hackers, muitos programas são maliciosos e podem criar códigos que levam para outros sites. Sendo assim, é importante utilizar programas confiáveis e seguros, a fim de produzir códigos QR que mantenham a sua clientela sempre em segurança. Afinal, a tranquilidade e a satisfação dos clientes são elementos-chave para o sucesso.

Pix: o futuro do pagamento

O Pix é um sistema brasileiro de pagamento instantâneo, o qual permite transações rápidas e seguras 24 horas por dia, 7 dias por semana. Criado em 2020, o Pix é uma tecnologia genuinamente brasileira e totalmente gratuita. Com ele, as empresas podem receber pagamentos instantaneamente, sem a necessidade de intermediários ou taxas elevadas. Desse modo, é possível reduzir as taxas bancárias e melhorar o fluxo de caixa da sua empresa.

De acordo com dados do Banco do Brasil, no final de 2022 o Pix já tinha mais de 100 milhões de usuários registrados. Além disso, o volume de transações realizadas por meio desse método ultrapassou R$ 83 bilhões em um único mês, demonstrando a rápida adoção da tecnologia de pagamento instantâneo. Atualmente, grande parte dos brasileiros preferem pagar via Pix do que efetuar transações através de métodos tradicionais. E, sendo uma tecnologia gratuita e fácil de usar, não há motivos para que o seu negócio não a adote.

Tecnologias de gestão online

Fazer a gestão de uma equipe ou o controle de estoque deixou de ser um problema para os pequenos empreendedores. Antes presos a programas cujas licenças eram caras e difíceis de operar, hoje os gestores têm muitas opções gratuitas no mercado. No portal do SEBRAE, por exemplo, é possível encontrar algumas dessas ferramentas.

 

Mesmo sem ter um conhecimento profundo sobre esses assuntos, o gestor que adota uma plataforma de gestão de projetos consegue gerenciar seu negócio com mais praticidade. Além de gerar maior produtividade, a utilização desse recurso também melhora a qualidade de vida dos seus usuários, já que permite que economizem tempo. Essas plataformas podem ser acessadas de qualquer lugar, demandando apenas uma conexão de internet.

 

Digitalizar o seu negócio com essas tecnologias acessíveis (e totalmente gratuitas) certamente irá proporcionar uma melhor experiência para a clientela, aumentando assim a sua competitividade e colocando o seu negócio onde ele deve estar: em primeiro lugar.

 

Sair da versão mobile