Empreendedoras se unem para acelerar setor automotivo

acelerar-setor-automotivo

A presença de mulheres na reparação automotiva, seja à frente de oficinas mecânicas ou na gestão de empresas, tem sido essencial para acelerar o setor automotivo.

Os conhecimentos em gestão e marketing atrelados ao domínio técnico das peças são diferenciais que as fortalecem nessa área predominantemente masculina.

No Brasil, estima-se que existam mais de 8,6 milhões de mulheres donas de micro e pequenas empresas, de acordo com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Entretanto, a indústria de automóveis carece de informações sobre os empreendimentos femininos.

Para dar voz à estatística, empresas têm apoiado diversas ações que contribuem para a visibilidade dessas profissionais.

Mulheres unidas para acelerar setor automotivo

Uma delas é o Projeto Lounge Mulheres, desenvolvido pelo Sebrae a fim de ampliar a atuação feminina no ecossistema de autopeças.

A iniciativa reuniu 30 donas de oficinas mecânicas durante a Feira do Empreendedor, que aconteceu entre de 7 a 11 de outubro na capital de São Paulo.

Entre as empresas de autopeças presentes, estava o Grupo Universal Automotive Systems, aftermarket da indústria automotiva que, ao longo do evento, compartilhou experiências e exemplos de como apoiar a causa.

A companhia desenvolveu uma cultura organizacional que inclui mulheres em várias frentes de liderança, como jurídico, recursos humanos, gerentes de departamentos e o conselho da empresa.

“São mulheres com expertise tanto na parte técnica e de instalações das peças quanto nas decisões operacionais para manter a produtividade nas entregas. É uma forma de proporcionarmos um ambiente mais igualitário e diverso em diferentes áreas da empresa”, destaca Luciene Rossi, head jurídico e recursos humanos do Grupo Universal.

As habilidades regidas pelas mulheres da reparação se tornam vitais para o comércio da reposição de peças, uma vez que os gastos com a manutenção de veículos giram em torno de R$ 128 bilhões por ano no país, segundo o Sindirepa-SP.

Ao todo, são mais de 100 mil oficinas, em sua maioria de pequeno porte, distribuídas por todo o território nacional.

Sair da versão mobile