Economia brasileira aguarda reformas tributária e administrativa, essenciais para a estabilização fiscal

planejamento-tributario

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) cresceu 0,78% em janeiro, contra 1,06% em dezembro. É o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016.

Ao mesmo tempo, o mercado de investimento ainda segue com um cenário de inflação em elevação para os próximos meses em relação à precificação realizada pelo COPOM.

Segundo Juan Espinhel, especialista em investimentos da IVEST Consultoria, uma possível extensão do auxilio emergencial e o preço dos combustíveis podem impactar setores da economia e resultar em um possível aumento da taxa SELIC.

“Em relação ao risco fiscal, após as eleições na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o mercado espera a aprovação das reformas (tributárias e administrativas) prometidas para 2021 que serão essenciais para a continuidade de uma estabilização.

Dólar, Fluxo e Bolsa BR

Ao contrário do que era esperado, o desempenho do Ibovespa em janeiro foi de -3,32% e o dólar subiu 6,38% apesar do fluxo estrangeiro na B3 ter tipo um desempenho de R$ 23,3 bilhões no período.

Juan Espinhel explica que isso enfraquece as expectativas de que o modo “risk on” dos principais mercados internacionais reflita em uma alta da bolsa brasileira e uma desaceleração do dólar frente ao Real, que por sua vez também é impactado pelo Dólar index que subiu 0,86% em janeiro, muito levado por incertezas acerca da aprovação do pacote de estímulos do presidente dos EUA, Joe Biden.

Expectativas para a economia – Apesar das frustrações de janeiro, as expectativas para fevereiro seguem elevadas com o número de vacinados principalmente nas maiores economias do mundo.

Ao mesmo tempo, a briga por insumos para as vacinas e as novas cepas do vírus podem atrapalhar a “corrida” da vacinação e com isso devemos ter resultados financeiros ainda afetados durante o primeiro semestre por conta da necessidade das medidas de isolamento.

Apesar da segunda onda de fechamentos nas principais capitais brasileiras, Juan Espinhel relata que os investidores continuam confiantes na recuperação mais rápida da indústria, que já vem apresentando melhora nos dados de confiança.

O varejo deve sofrer caso não haja uma continuidade dos projetos de renda (auxílio emergencial), mas as perspectivas com certeza já são melhores do que vimos durante o ano de 2020.

E por último o setor de serviços como um todo segue extremamente afetado, sendo esse o último a recuperar parcialmente os impactos da pandemia e das medidas de isolamento.

Internacional

Os prognósticos para os mercados internacionais seguem mais positivos que o nacional. Juan Espinhel relata que Israel e Emirados Árabes se destacam fortemente no nível de vacinação, seguido por Reino Unido, Estados Unidos e outros países da Europa.

Vemos com bons olhos o preparo com antecedência para aquisição das vacinas e o preparo logístico para distribuição por parte dos países da Europa, de forma a reforçar nossa visão positiva para as bolsas europeias que seguem atrasadas em relação aos demais mercados”, finaliza ele.

Sobre a IVEST

A Ivest é uma empresa de consultoria de investimentos que foca no entendimento sobre o estilo de vida e metas de cada investidor.

Realiza a indicação de investimentos de forma imparcial, pois não representa um banco ou corretora. O seu objetivo vai muito além de investimentos, mas sim entender e atender o investidor de uma forma global.

O objetivo final é ajudar na construção da saúde financeira com direcionamento sobre Planejamento Financeiro – Investimentos que cabem em seu perfil – Controle da evolução do seu patrimônio – Sucessão familiar – Relatório único contendo todas as aplicações em banco diferente.

A empresa é comandada pelo CEO Caio Fernandez, consultor de investimentos autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Com experiência de 15 anos em consultoria e acompanhamento de investimentos somada a prática de palestrante e professor, o seu objetivo é transmitir todo o conhecimento técnico e “difícil” do mercado financeiro para o cliente final que quer cada vez mais um investimento/produto adequado. Busca oferecer qualidade e competência uma relação com total independência e sem conflito de interesses.

Sair da versão mobile