“Divertida” e “desafiadora”: pilotos da Stock Car aprovam pista de rua de Belo Horizonte

Entre pilotos com experiência e vitórias neste tipo de traçado e estreantes, quinta-feira proporcionou as primeiras voltas na mais nova pista do automobilismo brasileiro, com a sensação de ter agradado

pilotos-stock-car

Circuito de rua de Belo Horizonte foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (Duda Bairros/Stock Car)

Belo Horizonte está pronta para receber, pela primeira vez, a Stock Car Pro Series.

Sétima etapa da temporada 2024, o BH Stock Festival acontece entre esta quinta-feira (15) e 18 de agosto no Circuito Toninho da Matta, batizado em homenagem à lenda mineira do automobilismo brasileiro e montado na região da Pampulha, no entorno do Estádio Mineirão.

foto-Stock-Car-divulgacao
A Stock Car Pro Series acelera nesta sexta-feira para dois treinos livres em BH (Duda Bairros/Stock Car)

Os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro tiveram as suas primeiras impressões do traçado de 3.113 metros, 12 curvas — incluindo duas chicanes — e percorrido em sentido horário. É o primeiro circuito de rua da Stock Car em quase uma década.

No começo da tarde, o circuito foi oficialmente inaugurado, contando com as presenças de Sergio Sette Câmara e Emanuel Junior — representantes da Speed Seven, promotora local do evento —, Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car Pro Series; Henrique Castilho, chefe da Superintendência de Mobilidade Urbana da capital; e Samuel Lloyd, diretor da Minas Arena, responsável pelo Mineirão. Uma fita simbólica, representando a inauguração da pista, foi cortada diante da imprensa nesta quinta-feira.

Os trabalhos para a montagem de um circuito urbano, ainda mais em uma grande cidade como Belo Horizonte, são complexos e envolvem vários aspectos. O principal é garantir a segurança dos competidores, do público e de todos os envolvidos com o evento de alguma forma. O mobiliário utilizado para a instalação do traçado impressiona pelos números: são mais de 1,8 mil blocos de concreto, com peso de 3,5 toneladas cada. 

Acima das muretas, foram instaladas zebras metálicas padrão FIA — como as usadas no Mundial de Fórmula E no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo —, 17 mil m2 de telas, 3.600 colunas de sustentação das telas e 48 mil metros de cabos de aço e acessórios de fixação.

Na fase final do trabalho, serão instalados 6,5 mil pneus, em sua maioria de medida 205/50 15, que serão fixados como barreiras em frente às muretas de concreto, nos pontos mais críticos da pista. Toda a construção foi realizada sob o prisma da legislação vigente, e os promotores locais receberam todas as licenças para que o evento siga adiante.

As primeiras impressões

O Circuito Toninho da Matta percorre o entorno do Mineirão e segue pelas imediações. A reta principal do circuito é na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário e o hall de entrada do estádio.

Os carros avançaram em direção à Avenida Antônio Abrahão Caram e continuarão em direção à Avenida Rei Pelé. Após o contorno no Mineirão, os pilotos da Stock Car subirão a Avenida Presidente Carlos Luz até próximo ao trevo do bairro Ouro Preto, onde o traçado prevê uma curva de 180 graus, batizado de Hairpin JK, para retornar e voltar na ‘contramão’ para a Avenida Coronel Oscar Paschoal.

foto-Stock-Car-divulgacao-4
raçado tem 3.113 metros, 12 curvas e é percorrido em sentido horário (Duda Bairros/Stock Car)

A quinta-feira proporcionou aos pilotos as primeiras impressões do traçado. O shakedown foi dividido em dois grupos, nos quais os competidores tiveram meia hora cada grupo para conhecer a pista e fazer as primeiras avaliações. Quarto colocado na temporada, Felipe Baptista foi o mais rápido da sessão ao marcar 1min26s659 em sua volta mais rápida a bordo do Toyota Corolla #121. É a primeira experiência do paulista de 21 anos em um circuito de rua.

“Achei muito legal, uma pista bem desafiadora. Dá até um pouco de receio de forçar o limite, mas é uma pista muito bacana. Você percebe a evolução a cada volta que você percorre por conta da aderência e de mais borracha no asfalto. É uma pista que tem muitas ondulações por ser um traçado urbano, o que é natural. Estou bem animado. Acredito que consegui compreendê-la bem agora nesse shakedown que tivemos, e agora vamos buscar evoluir o máximo possível para sair desse fim de semana novamente na liderança do campeonato”, declarou o piloto da Crown Racing.

Baptista foi seguido na sessão por Arthur Leist, segundo mais rápido do shakedown. O terceiro melhor posicionado foi o líder do campeonato, Julio Campos. Com 499 pontos na tabela, o paranaense da Pole Motorsport virou 1min28s723 em sua melhor passagem e mostrou ter aprovado a pista.

“É um circuito bem divertido. Em pista de rua, é natural a gente aprendê-la um pouco mais a cada volta. Vimos alguns pontos que achei no meu carro em que conseguimos mexer e ficou muito melhor. Claro que sabemos que tem bastante coisa para melhorar ainda. Testei pista no simulador, e em alguns pontos é parecida, mas em outros foi bem diferente, como na segunda chicane. Agora é focar na sequência do fim de semana e ver o que conseguimos melhorar”, comentou.

Vencedor da corrida principal disputada mês passado em Goiânia, o atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande, expressou opinião semelhante. “É uma pista bem desafiadora. Todos os pilotos encontraram dificuldades nas primeiras saídas, um asfalto com ondulações, o que acaba sendo normal em circuitos de rua. A margem de erro acaba sendo zero, muro para todos os lados, mas a primeira impressão é muito boa”, disse o bicampeão e piloto da A.Mattheis Vogel.


foto-Stock-Car-divulgacao-5
Os pilotos revelaram as primeiras impressões do Circuito Toninho da Matta (Duda Bairros/Stock Car)

Outro que debutou em um circuito de rua nesta tarde foi Zezinho Muggiati. Piloto mais jovem do grid, o campeão da Stock Series no ano passado e atual piloto da KTF Sports na Stock Car Pro ressaltou os desafios do traçado mineiro. “É um circuito bem difícil. É difícil encontrar o limite, e é natural você recuar um pouco neste início justamente por não entender muito onde está seu próprio limite. Amanhã temos dois treinos de meia hora, e certamente vamos entender o traçado um pouco melhor. Gosto de ir aos poucos, acumulando o entendimento do limite do carro e da aderência da pista. Mas tenho certeza que será um grande evento, um verdadeiro show, e será um grande sucesso”, destacou.

Maior vencedor da Stock Car em circuitos de rua, com três triunfos neste tipo de traçado, Cacá Bueno também avaliou a pista. O pentacampeão ressaltou os aspectos positivos e listou as dificuldades que os competidores podem enfrentar no fim de semana.

“O evento como um todo está maravilhoso. O carinho do público, a atenção de todo mundo, o tamanho do evento, tudo está muito legal. A pista tem uma boa largura, uma boa dinâmica, com uma boa visibilidade, também. No modo geral, gostei. Talvez não tenha gostado tanto das ondulações, de modo que temos de escolher o melhor caminho para saltar menos. Mas vamos ter uma melhor impressão mesmo amanhã”, finalizou.

foto-Stock-Car-divulgacao-6
O lendário estádio Mineirão é o grande cenário do BH Stock Festival (Duda Bairros/Stock Car)

Programação e transmissão

foto-Stock-Car-divulgacao-2
Outro ponto que promete desafiar os pilotos são as chicanes de Belo Horizonte (Magnus Torquato/Stock Car)

A sexta-feira será dedicada aos treinos livres. Serão duas sessões, sendo uma pela manhã, a partir de 10h, e outra no período da tarde, com início às 15h10. 

O sábado traz na programação a sessão classificatória, que vai definir o grid de largada das duas provas do fim de semana em Belo Horizonte, com início às 10h35. E a primeira corrida da história da categoria na capital mineira, com duração de 30 minutos mais uma volta, vai acontecer a partir de 15h. Às 17h, os pilotos estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa na zona mista.

Domingo vai completar um fim de semana emocionante no BH Stock Festival com um cronograma especial para o fã, que terá mais uma chance de estar perto dos seus ídolos e até ganhar brindes, nos momentos de visitação às garagens e ao pit lane. Às 11h, os pilotos vão desfilar diante do público em Belo Horizonte, e a largada da prova principal da etapa na capital de Minas Gerais está marcada para começar às 13h. A zona mista, momento em que jornalistas terão a oportunidade de falar com os pilotos depois do pódio, está marcada para 14h45.

A previsão do tempo para o fim de semana em Belo Horizonte é de calor, céu azul e sem possibilidade de chuva. Segundo o site especializado ‘Weather Channel’, a temperatura ambiente de sexta-feira a domingo deve variar entre 15ºC e 30ºC.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network, MAVTV América do Norte e nos canais da Rádio Itatiaia e Itatiaia Esporte no YouTube.

Stock Car Pro Series, temporada 2024

foto-Stock-Car-divulgacao-1
Detalhe do Hairpin JK, trecho mais lento do circuito localizado em BH (Duda Bairros/Stock Car)

Etapa 7, BH Stock Festival, Belo Horizonte
1º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min26s659
2º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s305
3º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze),1min28s723
4º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s770
5º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s916
6º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s944
7º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s960
8º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min29s065
9º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min29s091
10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min29s169
11º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min29s233
12º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min29s257
13º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min29s359
14º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min29s424
15º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s040
16º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s139
17º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min30s258
18º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min30s428
19º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min30s691
20º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min30s855
21º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min30s881
22º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s919
23º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min31s305
24º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min31s990
25º – Raphael Teixeira (RTX Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s362
26º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min32s463
27º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min32s725
28º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min33s865

Programação de pista no Belo Horizonte

Sexta-feira, 16 de agosto
10h00 – Treino livre 1
15h10 – Treino livre 2

Sábado, 17 de agosto
10h35 – Classificação
12h30 – Visitação Pit Lane
15h00 – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
16h30 – Coletiva de imprensa (zona mista)
17h00 – Visitação às garagens

Domingo, 18 de agosto
08h30 – Visitação às garagens
10h00 – Visitação Pit Lane
11h00 – Desfile dos pilotos
13h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h45 – Coletiva de imprensa (zona mista)

Classificação do campeonato após seis etapas*
1º – Julio Campos, 499 pontos
2º – Ricardo Zonta, 494
3º – Felipe Massa, 484
4º – Felipe Baptista, 465
5º – Dudu Barrichello, 446
6º – Bruno Baptista, 446
7º – Gabriel Casagrande, 419
8º – Rafael Suzuki, 412
9º – Enzo Elias, 409
10º – Daniel Serra, 352
11º – Guilherme Salas, 350
12º – Rubens Barrichello, 349
13º – Ricardo Maurício, 339
14º – Gaetano Di Mauro, 315
15º – Felipe Fraga, 315
16º – Cesar Ramos, 305
17º – Átila Abreu, 302
18º – Thiago Camilo, 301
19º – Lucas Foresti, 293
20º – Nelson Piquet Jr., 259
21º – Arthur Leist, 206
22º – Gianluca Petecof, 180
23º – Zezinho Muggiati, 169
24º – Allam Khodair, 162
25º – Cacá Bueno, 141
26º – Vitor Baptista, 129
27º – Lucas Kohl, 113
28º – Marcos Gomes, 94
29º – Gabriel Robe, 93
30º – Luan Lopes, 16
31º – Raphael Teixeira, 7
*pontuação extraoficial

Campeonato por equipes após seis etapas*
1º – RCM Motorsport, 940 pontos
2º – TMG Racing, 877
3º – Crown Racing, 874
4º – Pole Motorsport, 801
5º – Mobil Ale Full Time, 795
6º – A.Mattheis Vogel, 712
7º – Eurofarma RC, 691
8º – Ipiranga Racing, 606
9º – Cavaleiro Sports, 574
10º – KTF Racing, 519
11º – Blau Motorsport, 477
12º – Full Time Sports, 386
13º – KTF Sports, 235
14º – WOKIN Garra Racing, 206
*pontuação extraoficial

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
17 e 18/08 – 7ª etapa, BH Stock Festival, Belo Horizonte (MG)
07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)

Sair da versão mobile