Vendas de eletrificados avançam em fevereiro e reforçam crescimento do setor no Brasil

Vendas de veículos eletrificados cresceram 24,3% sobre fevereiro de 24

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Foto: Reprodução/ Divulgação

O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados segue em ascensão neste início de 2025, registrando 12.988 emplacamentos em fevereiro, o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo mês do ano passado (10.451 unidades).

Quando comparado a janeiro deste ano (12.556 unidades), o aumento foi de 3,4%.

Esses 12.988 emplacamentos correspondem ao total de veículos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex, com a exclusão dos MHEV (Mild Hybrid ou micro-híbridos), conforme o novo critério de classificação dos eletrificados, adotado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) desde janeiro de 2025.

Crescimento Acumulado e Expectativas

Nos primeiros dois meses de 2025, o mercado de eletrificados já acumulou 25.544 veículos vendidos, um avanço de 13,7% em relação ao mesmo período de 2024 (22.477 unidades).

Ricardo Bastos, presidente da ABVE, destacou que o crescimento constante dos veículos eletrificados é impulsionado pela maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios ambientais e financeiros da eletrificação.

Além disso, Bastos ressaltou o crescimento da infraestrutura pública de recarga elétrica no Brasil, fator que tem aumentado a confiança dos consumidores para apostar na eletromobilidade. Em fevereiro, o número de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil chegou a 14.827, com destaque para o aumento de pontos de recarga rápida (DC), que somaram 16,4% do total, conforme levantamento da ABVE/Tupi Mobilidade.

Incentivos Fiscais Impulsionam a Adoção de Veículos Eletrificados

Em fevereiro, os veículos 100% elétricos (BEV) e os híbridos flex não plug-in (HEV Flex) foram os destaques, com crescimento expressivo no início de 2025. Os BEVs avançaram 21,4%, totalizando 4.492 unidades comercializadas, frente aos 3.700 de janeiro.

Já os HEV Flex tiveram um crescimento ainda mais significativo, saltando 140% em relação a janeiro, com 1.464 unidades vendidas.

Os incentivos fiscais estaduais têm desempenhado um papel fundamental nesse crescimento. No caso dos BEV, o aumento foi notável no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, onde há isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos.

Para os HEV Flex, o crescimento foi concentrado em São Paulo, que oferece incentivos fiscais para a redução do IPVA, favorecendo diretamente este segmento.

Distribuição por Tipologia de Veículos Eletrificados

Em fevereiro de 2025, os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) seguiram dominando o mercado de eletrificados, com 80% das vendas totais (10.376 unidades de um total de 12.988). Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) representaram os outros 20% (2.155 veículos).

Os híbridos plug-in (PHEV) mantiveram a maior participação entre os eletrificados, com 5.884 unidades vendidas, correspondendo a 45% do mercado. No entanto, esses modelos registraram uma queda de 12% em relação a janeiro (6.701 unidades). Em comparação com fevereiro de 2024 (3.594), o crescimento dos PHEV foi expressivo, alcançando 64%.

Os veículos 100% elétricos (BEV) também apresentaram um bom desempenho, com 4.492 unidades vendidas em fevereiro (34,6% do mercado de eletrificados).

Esse segmento teve um avanço de 21,4% em relação a janeiro (3.700 unidades) e de 23,4% em relação a fevereiro de 2024 (3.639 unidades).

Entre os híbridos, o HEV Flex conquistou 11% de participação do mercado de eletrificados, com 1.464 unidades vendidas. O modelo teve um aumento de 140% em relação a janeiro, mas uma leve retração de 2,7% comparado com fevereiro de 2024 (1.504 unidades). Já os híbridos convencionais (HEV) representaram 9% das vendas de eletrificados em fevereiro (1.148 unidades), com uma queda de 26% em relação a janeiro (1.545 unidades), mas com crescimento de 32% em comparação a fevereiro de 2024 (869 unidades).

Expansão da Eletromobilidade no Brasil

Embora o Sudeste continue sendo a principal região em termos de vendas de veículos eletrificados, há uma crescente expansão para outras partes do país.

A região Sudeste liderou as vendas de eletrificados em fevereiro, com 6.055 unidades (46,6% do total), seguida pelo Sul, com 17,6% (2.291 unidades), o Nordeste com 17% (2.202 unidades) e o Centro-Oeste com 15% (1.943 unidades). A região Norte teve a menor participação, com 3,8% (497 unidades).

A expansão da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para esse crescimento. Em fevereiro de 2025, o Brasil alcançou 14.827 pontos de recarga públicos e semipúblicos, sendo 12.397 do tipo AC (recarga lenta) e 2.430 do tipo DC (recarga rápida). Isso representa um aumento significativo de 22% em apenas três meses, comparado com os 12.137 pontos registrados em novembro de 2024.

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Municípios com Maior Venda de Veículos Eletrificados

Os cinco municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em fevereiro de 2025 foram:

  1. São Paulo: 1.610 unidades
  2. Brasília: 1.178 unidades
  3. Belo Horizonte: 636 unidades
  4. Rio de Janeiro: 508 unidades
  5. Curitiba: 374 unidades

Micro-Híbridos e Queda nas Vendas

Em fevereiro, os micro-híbridos, ou veículos híbridos leves, sem tração elétrica, somaram 3.249 unidades vendidas, sendo 2.122 MHEV 12V e 1.127 MHEV 48V. Comparado a janeiro de 2025 (3.946 unidades), houve uma queda de 18%.

O mercado de veículos eletrificados no Brasil continua sua trajetória de crescimento, com destaque para os BEVs e híbridos plug-in (PHEV), impulsionados por políticas fiscais e a expansão da infraestrutura de recarga elétrica.

Com a adesão crescente de consumidores e a expansão da rede de eletropostos, a eletrificação do setor automobilístico brasileiro parece estar no caminho certo para se consolidar como uma tendência de longo prazo.

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