Tem uma coisa em que todo mundo concorda: ao planejar um roteiro pela Europa é praticamente impossível eleger apenas um ou dois destinos. Mesmo porque não é sempre que a gente tem a chance de ir para o Velho Continente. Então, um roteiro completíssimo passando por 10 cidades europeias seria incrível, não é mesmo?
Como se preparar para viajar pela Europa?
Antes de qualquer coisa, lembre-se de que planejar uma viagem para fora do país exige muita organização e atenção aos detalhes. Afinal, você não quer desperdiçar nenhum momento e muito menos ter de passar por algum perrengue.
Sendo assim, contratar uma empresa especializada faz toda a diferença. E é exatamente por isso que vale a pena pesquisar empresas sérias que podem deixar sua viagem muito mais tranquila.
De fato, uma viagem internacional requer muito mais planejamento, principalmente com os gastos a mais além de passagens e hospedagens. Alimentação, passeios e até mesmo presentes devem ser muito bem pensados, já que você estará gastando em uma moeda diferente da que está acostumado.
10 cidades da Europa que precisam estar no seu roteiro
Na hora de planejar o destino, confira o roteiro pela Europa que vai fazer de sua viagem inesquecível.
1- Paris
O roteiro não poderia começar de outro jeito: Paris, a capital da França, um dos destinos mais cobiçados do mundo. A região é chamada de Cidade-Luz, então fazer um tour perto do anoitecer, garante um passeio por uma Paris iluminada.
Além disso, você já vai se deparar com alguns dos principais pontos turísticos. O charme de Paris é real dentre os pontos turísticos pode-se destacar: a Place de la Concorde (Praça da Concórdia, a segunda maior da França), Champs-Élysées, Arco do Triunfo e o bairro Saint-Germain-des-Prés.
Ao mesmo tempo, ainda dá para fazer um passeio pelas galerias de arte, pelo Museu do Louvre ou pelo Museu do Perfume. Durante a noite, porém, a dica é viver a experiência de visitar um cabaré parisiense.
Outro local interessante para visitar é Palácio de Versalhes, ele é um dos palácios mais famosos do planeta. À tarde, vale a pena embarcar em um tradicional passeio de barco pelo Rio Sena. Momento perfeito para ver de um ângulo diferente alguns dos lugares mais emblemáticos da França. Logo, câmera ou celular sempre a postos!
Aliás, independentemente de qual passeio você fizer, você vai perceber que Paris sai bem em praticamente qualquer foto. Então aproveite pra usar e abusar da criatividade enquanto estiver por ali!
2- Zurique
O Centro Histórico de Zurique, na Suíça, é um destino que não pode ficar de fora de nenhum roteiro pela Europa. Após tomar um café da manhã parisiense, a ideia é partir rumo à Suíça.
Ao longo deste trajeto você vai cruzar o centro da França, passando pelas belas regiões de Champagne, Ardenas e Franco-Condado. Ao chegar em terras suíças, mais precisamente em Zurique, você pode escolher locais belíssimos para passear.
3- Milão
De Zurique, o percurso é incrível até a Itália. Dessa forma, aproveite para admirar as paisagens diferentes e únicas que pontilham todo o caminho. Neste caso, você provavelmente vai passar por lugares como Ticino, Bellinzona e, finalmente, Milão.
Decerto, ao chegar à cidade mais importante do norte da Itália, você terá tempo para conferir as atrações mais badaladas e guardar lembranças incríveis.
4- Pádua
Pádua é onde você verá a Basílica de Santo Antônio e outros pontos turísticos. Certamente é um lugar bem interessante e fica pertinho da região de Veneto, que já abriga a próxima cidade a ser visitada.
5- Veneza
Veneza faz parte de um arquipélago localizado na Lagoa de Veneza. Neste roteiro pela Europa você terá a chance de fazer um passeio de barco e se maravilhar com algumas das ilhas mais conhecidas, como Lido di Venezia, por exemplo.
Para fechar a estada em Veneza com chave de ouro, a recomendação é contratar uma excursão opcional pelos canais venezianos e por meio da qual o(a) guia apresenta a chamada “Veneza Escondida”. Ou seja, é a sua chance de ver de pertinho alguns dos recantos mais belos da cidade.
6- Florença
Nada mal acordar em Florença e partir para uma visita panorâmica ao lado de um(a) guia local, certo? Visitar a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Batistério, a Ponte Vecchio e a Praça Signoria são alguns exemplos incríveis de passeio em Florença.
Circular pelos famosos mercados florentinos também é uma opção bem interessante. O destino foi o berço do Renascimento e você vai notar que a cidade tem mesmo uma vocação enorme para a arte. Dessa forma, aproveite a vibe única do lugar!
7- Roma
Roma é uma cidade belíssima que abriga os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro. Além disso, você também pode fazer um tour panorâmico com um guia para conhecer a história e os principais edifícios da Cidade Eterna.
O passeio pode seguir para o famoso bairro de Trastevere, onde você encontrará uma culinária local indescritível. Em outras palavras, pode esquecer da dieta enquanto estiver na Itália!
Por outro lado, há também a opção de fazer uma excursão pelo interior do Coliseu, cartão-postal de Roma (e de toda a Itália) e uma das Sete Maravilhas do Mundo. Um passeio pela Via dei Fori Imperiali, passando pela Piazza Venezia também é uma opção muito bacana.
A região de Campânia inclui uma visita à comuna de Pompéia e pode seguir um passeio rumo a Nápoles. Navegar para a Ilha de Capri sem dúvida é um dos destinos favoritos das celebridades.
8- Pisa
Pisa é a terra natal de Galileu Galilei e mais um destino que coleciona paisagens belíssimas. A Torre de Pisa é uma parte do roteiro pela Europa que não pode faltar. Da mesma forma, existem outras atrações da maravilhosa Piazza dei Miracolis, como o Batistério, por exemplo.
9- Nice
A estonteante região francesa de Côte d’Azur e sua capital Nice também fazem parte do roteiro perfeito. Quando estiver por lá, não deixe passar a oportunidade de fazer uma excursão pelo Principado de Mônaco, visitando Montecarlo.
10- Barcelona
Barcelona é a última das 10 cidades do roteiro pela Europa. Ao deixar Nice, você atravessa as extraordinárias regiões de Provence e Languedoc-Roussillon. O caminho vai percorrer toda a Comunidade Autónoma da Catalunha até chegar a Barcelona.
Uma vez em Barcelona, a capital catalã, a sugestão é rodar pela cidade com um(a) guia e curtir uma visita à Praça da Catalunha.
Em Barcelona, a ideia é reservar boas horas para contemplar as obras de Antoni Gaudí, como o Parc Güell, a Sagrada Família e a Casa Milà, entre outras.