Dia do Sushi: iFood recebe quase 4 milhões de pedidos mensais do prato japonês

Jantar de fim de semana é o período do dia com maior demanda por esse tipo de comida no delivery

Dia do Sushi: iFood recebe quase 4 milhões de pedidos mensais do prato japonês comida japonesa sushi

Imagem IA de Freepik

O Dia do Sushi no Brasil é comemorado nesta sexta-feira, 1º de novembro. O iFood, empresa brasileira de tecnologia, realizou um levantamento que mostra que esse prato recebeu quase 4 milhões de pedidos por mês em 2024, considerando o período de janeiro a setembro, e passou a figurar como a sexta comida mais consumida na plataforma (incluindo  também sashimi e temaki nessa contagem). 

Quando se analisa a culinária japonesa como um todo, ela aparece como a quarta mais requisitada no iFood, com 48 milhões de pedidos mensais. Nessa especialidade, 72% dos restaurantes cadastrados são pequenos e médios, mostrando como a plataforma é um ótimo exemplo da diversidade do empreendedorismo no país.

“Além de oferecer diferentes culinárias e conveniência ao cliente, o delivery tem sido uma importante alavanca para os empreendedores do setor de restaurantes. A comida japonesa é exemplo disto: tem ganhado cada vez mais consumidores e crescido no app, gerando um impacto positivo para todos os estabelecimentos cadastrados, em especial aos pequenos e médios, que encontram no iFood parte relevante da renda”, afirma Arnaldo Bertolaccini, COO (chefe de Operações) do iFood.

O impacto positivo, citado pelo executivo, foi traduzido na pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgada em setembro deste ano, que analisou a geração de postos de trabalho em pequenos estabelecimentos, de até cinco funcionários, que passaram a operar no iFood de 2017 a 2020. 

A conclusão é que esses restaurantes geraram, em média, 10% mais postos de trabalho formais do que um estabelecimento semelhante fora do aplicativo.

“A pesquisa traz números do ‘efeito iFood’ no setor de restaurantes, com destaque aos pequenos, e a gente entende nosso papel no apoio ao crescimento desses estabelecimentos, com melhoria constante de ferramentas e cursos educacionais de graça adaptados às necessidades deles”, acrescenta Bertolaccini.

Aline Draghi, representante do Japa One Fast, localizado em São Paulo e reconhecido com o Prêmio iFood de Super de Restaurante em 2024 por oferecer uma ótima experiência de delivery ao consumidor, destacou que o restaurante nasceu de sua paixão pela comida japonesa e do desejo de torná-la acessível à periferia.

“Sempre fui apaixonada por comida japonesa. Quando surgiu a oportunidade, decidi abrir um restaurante para que mais pessoas pudessem ter acesso a essa culinária incrível a um preço justo,” explicou Aline.

Hoje, o Japa One Fast opera com 90% do negócio voltado para delivery, utilizando exclusivamente a logística do iFood. Com planos de expansão para outras regiões de São Paulo, Aline vê grande potencial de crescimento com o apoio do delivery. Para o Dia do Sushi, o Japa One Fast está planejando divulgações especiais em suas redes sociais para relembrar seus clientes sobre a comemoração da data.

Sushi no jantar ou no café da manhã?

A noite é o período preferido dos brasileiros para pedir o prato da culinária japonesa, sendo 28 milhões de entregas realizadas, de janeiro a setembro de 2024, nesse período do dia, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. O número representa mais de 80% de todos os pedidos. No almoço, por sua vez, foram 5,2 milhões.

Embora seja menos comum, o sushi também é uma opção para o café da manhã dos brasileiros. De janeiro a setembro, foram realizados 60,8 mil pedidos do prato no período da manhã. Já de madrugada, foram 326,5 mil entregas do prato em todo o país.

São Paulo é o estado com mais pedidos

O estado que mais consome sushi no iFood é São Paulo, com 13,4 milhões de pedidos de janeiro a setembro de 2024, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 4,6 milhões e 2,2 milhões, respectivamente. 

Já o quarto lugar fica com o Paraná, com 2 milhões de pedidos. Seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ambos com 1,7 milhão de entregas de sushi nos nove primeiros meses de 2024.

Empreendedorismo em família no Rio de Janeiro

Rafael Faria, representante do Japarioca Sushi, restaurante parceiro e também vencedor do Prêmio iFood de Super de Restaurante em 2024, localizado no Rio de Janeiro, mostra que empreender pode ser uma forma de superação. O empresário abriu o negócio para ajudar sua mãe, que teve depressão após um período fora do mercado de trabalho.

Hoje, a família trabalha junta no Japarioca Sushi, que opera exclusivamente com delivery, com 97% dos pedidos feitos via aplicativo do iFood.

“Desde o início, não investimos em propaganda ou marketing, e toda a venda é orgânica. Agora, com uma loja maior, estamos começando a considerar investimentos em divulgação e acreditamos que ainda há muito espaço para crescimento e expansão para outras regiões, principalmente no Rio de Janeiro, onde o público consome bastante sushi.”

Para o Dia do Sushi, o restaurante está planejando promoções especiais. “Queremos celebrar o Dia do Sushi com descontos exclusivos em combos selecionados para ajudar os consumidores a comemorarem a data comendo bem e economizando.”

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 100 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 310 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Sair da versão mobile