Dia do consumidor: 5 dicas de gestão para ajudar empreendedores a venderem em múltiplos canais

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No dia 15 de março comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, data criada no primeiro semestre do ano para impulsionar vendas no varejo.

No mundo online, a data é marcada por descontos e promoções e pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores turbinarem suas vendas por meio de múltiplos canais, como o Whatsapp, instagram, lojas virtuais e marketplaces.

“O comércio eletrônico tem se tornado uma boa opção de negócio para muitos empreendedores e talvez a única solução para pontos físicos continuarem existindo.

Estar em múltiplos canais se tornou uma importante estratégia de vendas e por isso é preciso ficar ainda mais atento com a gestão do negócio”, comenta Sidney Zynger, sócio do Bling – startup que oferece sistema de gestão empresarial para PMEs e MEIs (www.bling.com.br).

O sistema de gestão em nuvem criado pelo Bling, por exemplo, permite que pequenos e médios empresários organizem a gestão dos seus negócios com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

A startup oferece ainda centenas de recursos para ajudar os lojistas a venderem mais por meio de uma gestão inteligente e automatizada.”Não é só migrar para o mundo online. Existem diversos fatores que merecem atenção, como o certificado digital para a emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e), além da integração com estoque, meios de pagamento, recursos logísticos entre outros”, comenta o especialista.

O Bling separou 5 dicas essenciais de gestão que vão ajudar empreendedores a venderem em múltiplos canais:

Colete informações em tempo real: uma das grandes dificuldades encontradas por quem vende em diversos canais, é o fato de ter que entrar em várias plataformas de gestão.

Para quem está começando a vender no mundo virtual, uma dica para conseguir análises distintas, de diferentes plataformas, é apostar em ferramentas de gestão. Elas unificam todas as informações da loja, ajudando a organizar o fluxo de caixa, emissão de notas e até o gerenciamento da logística.

Controle o estoque de forma automatizada: a principal premissa do comércio eletrônico é garantir que o que foi vendido será entregue de forma rápida e dentro do prazo.

Ao controlar de forma unificada o estoque em múltiplos canais de venda, você evita que o mesmo produto seja vendido ao mesmo tempo em sua loja virtual e no marketplace, por exemplo, garantindo melhor atendimento ao cliente, sem furos de estoque nem demora na entrega dos pedidos aos consumidores.

Gerencie o financeiro de forma única: uma vez que a empresa esteja com o financeiro em dia, o empreendedor consegue identificar se está tendo o retorno esperado.

Também garante que não haverá falta de recursos no caixa para reposição de produtos, por exemplo. E isso inclui contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, demais faturas e boletos.

Busque a melhor solução em logística: a logística ainda é um fator preocupante para as empresas que vendem pela internet. De acordo com o estudo feito pela Abcomm, o frete responde por 58% dos gastos, seguidos pela armazenagem (21,5%) e manuseio (20,5%).

Em um momento no qual os consumidores têm pressa para a entrega de produtos, é cada vez mais importante escolher parceiros certos e usar a tecnologia a seu favor.

Já existem no mercado diversas empresas – além dos Correios – que podem ajudar a melhorar a logística do seu e-commerce. Utilizando o sistema de gestão integrado, como o Bling, é possível ter controle do fluxo logístico do seu negócio, coordenando todas as tarefas de forma organizada e sincronizada, desde a cotação de frete até a distribuição para o consumidor final.

Utilize um ERP para gerenciamento de dados: gerenciar uma loja em diferentes marketplaces exige muita dedicação. Cadastrar preços, clientes e fornecedores, subir imagens dos produtos, organizar o estoque, além de emitir a nota fiscal das vendas e configurar todas as informações nas diferentes plataformas é uma das partes mais complexas da gestão.

“O empreendedor precisa entender que hoje em dia o tempo é muito mais valioso do que era a 10 anos atrás, ao realizar multi tarefas manuais ele deixa de ganhar tempo para realizar novas estratégias para o negócio.

É por isso que gerenciar a loja virtual com o Bling se tornou tão importante para muitas pessoas, já são milhares de clientes que perceberam que o trabalho se tornou mais produtivo e assertivo, melhorando a performance desde o cadastro dos produtos até a parte logística e financeira,” finaliza.

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