Cresce o número de empresas que trocam pagamentos e cobranças via boleto e cartão para PIX

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O PIX se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros, com 5,4 bilhões de transações realizadas, um aumento de 27% que corresponde a R$ 76,9 trilhões, segundo levantamento do Banco Central do 2ª trimestre.

A somatória ultrapassou os pagamentos por cartão de crédito, que contabilizaram R$ 4 bi e as compras feitas no débito 3,8 bi.

Mas não foram só os consumidores que optaram pelo PIX. As empresas também têm se rendido ao meio de pagamento instantâneo e trocado o boleto e cartão de crédito para o PIX.

Segundo a fintech WePayments, especializada em pagamentos e cobranças de altos volumes de empresas para terceiros, houve um aumento de mais de 50% no número de pagamentos via chave-pix, o que antes era pago para agência e conta.

A startup atende empresas como Decolar.com, Cornershop, Transaméricas, Rana Express, Speedy, entre outras e processa mais de R$1 MM por mês.

PIX corresponde a maioria dos pagamentos

“Cerca de 98% dos pagamentos que processamos por mês são feitos via PIX. Até mesmo no setor de Educação, em que a emissão de boletos para cobrança de mensalidade é predominante, houve crescimento de 40% nos pagamentos realizados via PIX. É uma mudança significativa no tradicional método de cobrança das instituições de ensino”, explica Fernanda Zago, especialista em meios de pagamentos para o Brasil e CEO da fintech.

Para o Natal deste ano, uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) prevê que 118,7 milhões de consumidores saiam às compras, injetando cerca de R$66,6 bilhões na economia.

Com isso, os comerciantes precisam apostar em pagamentos instantâneos, como o PIX. “É muito importante que os comércios eletrônicos tenham uma gama de meios de pagamento diversificada, dando ao consumidor possibilidades de escolher qual o meio de pagamento mais conveniente na hora da compra, além de evitar o abandono de carrinho e ampliar as chances de conversão”, explica Fernanda.

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