São Paulo, dezembro de 2021 – Apesar de ser uma modalidade mais conhecida para aquisição de bens como imóveis e automóveis, o consórcio também é uma alternativa para o produtor rural e empresas agrícolas.
Uma pesquisa realizada pela Multimarcas Consórcios, uma das líderes do segmento no Brasil, revelou um crescimento de 100% no número de cotas ativas voltadas para o mercado do agronegócio.
Os estados que mais registraram aumento foram o Paraná (14,05%), Pará (12,48%), Minas Gerais (9,48%) e o Maranhão (6,52%).
Segundo Fernando Lamounier, diretor da Multimarcas Consórcios, a preferência pela modalidade pode ser explicada pelo aumento da taxa Selic e pela confiabilidade no setor.
“O maquinário agrícola representa um grande investimento para as empresas do setor e também para os produtores rurais, o que torna o consórcio uma forma muito atrativa de adquirir essas ferramentas de trabalho. O financiamento voltado para esse público existe, mas os juros acabam tornando inviável”, afirma o executivo.
Somente no mês de agosto, o consórcio para veículos pesados registrou aumento de 53,07%. Isso inclui consórcios para tratores, caminhões e outros maquinários.
Fernando Lamounier explica que esse é um dos motivos da parceria da Multimarcas com uma empresa japonesa de produção de maquinários agrícolas, a Yanmar, reconhecida pelos seus tratores, motocultivadores e transplantadeiras.
“Quando falamos da produção no campo, os produtores buscaram por meios de diminuir os custos para poder expandir o seu negócio. Principalmente quando consideramos que a demanda do agronegócio brasileiro vai além do mercado interno, o consórcio se torna uma alternativa viável aos tradicionais financiamentos”, declara Lamounier.
O executivo ainda completa que com a projeção de crescimento, a empresa continuará investindo em parcerias no campo para fortalecer os negócios voltados para o setor agrícola.
“É um segmento em expansão e com uma oportunidade de crescimento para o qual queremos trazer soluções de qualidade”, finaliza.
Sobre a Multimarcas Consórcios:
Em quatro décadas de atuação no sistema consorcial, a Multimarcas Administradora de Consórcios cresceu e se tornou uma das maiores administradoras do país. Atualmente, a empresa é a 1ª em Minas Gerais e a 16ª no ranking nacional do Banco Central do Brasil em faturamento de taxa de administração.
A Multimarcas Consórcios possui 330 lojas abertas em todo o Brasil e no Distrito Federal. Patrocinadora Oficial de grandes clubes do futebol nacional, como o Vasco, Atlético/MG, Sport, Avaí e Paysandu, a administradora que mais cresce no Brasil tem milhares de consorciados que realizaram, com a compra de um consórcio, o sonho da moto, do carro, da casa própria e veículos agrícolas, por exemplo.