As feiras de carreiras representam uma oportunidade para jovens talentos interessados em iniciar a trajetória profissional e para as empresas que desejam captar a atenção dos futuros estagiários. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que entre 2011 e 2024, o número de estagiários cresceu 37%, atingindo 877 mil em 2024, enquanto o número de aprendizes dobrou, chegando a 602 mil.
Pensando na melhor forma de aproveitamento dessas conexões, a Start Carreiras, plataforma de empregabilidade universitária, mapeou os principais eventos de 2025 e quais os benefícios que eles trazem tanto para quem está ingressando no mercado de trabalho, quanto para as empresas interessadas em contratar.
Feiras de destaque em 2025:
- Workshop Integrativo (Poli USP, São Paulo–SP, agosto): voltada para engenharias, com estimativa de 8.000 participantes e 90 empresas.
- Conéctar (UFABC, Santo André–SP, abril): focada em administração, economia e contábeis, com expectativa de 3.000 participantes e 26 empresas.
- Networking Experience (Mackenzie, São Paulo–SP, abril): voltada para engenharias, com previsão de 3.000 participantes e 23 empresas.
- Semana Fluxo (UFRJ, Rio de Janeiro–RJ, abril): direcionada a engenharias, com estimativa de 3.000 participantes e 20 empresas.
- Mercado em Conexão (UFMG, Belo Horizonte–MG, maio): aberta a diversos cursos, com expectativa de 3.000 participantes e 25 empresas.
- Recrutamento e Carreira (FEA USP, São Paulo–SP, maio): focada em administração, economia e contábeis, com previsão de 5.000 participantes e 40 empresas.
Entre as grandes corporações que costumam participar de feiras estão iFood, XP, Braskem e Magazine Luiza, além de instituições públicas e organizações não governamentais. A participação neste tipo de evento dá aos jovens oportunidades de networking, contatos com profissionais e recrutadores e acesso a informações sobre possibilidades de carreira.