Como ter sucesso em uma troca virtual de carro

carro

A pandemia ainda apresenta impactos no setor automotivo. Um estudo realizado pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) identificou que em janeiro de 2022 houve uma queda de 26,1% na compra de veículos leves e pesados em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para impulsionar uma reviravolta nesse cenário, o Governo Federal acaba de anunciar uma redução de 18,5% no Imposto de Produtos Industrializados (IPI) a fim de diminuir os preços dos carros e consequentemente reaquecer as vendas.

“Enquanto não conseguimos enxergar os efeitos das medidas governamentais no setor, é possível afirmar que esse momento de baixa pode ser explicado pela contínua falta de matérias-primas para a produção dos zero quilômetros.

Além disso, com a ausência de novos no mercado, houve uma supervalorização de seminovos e usados, o que também diminui as chances do consumidor de adquirir esses tipos de veículos”, diz Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, plataforma de financiamento de automóveis 100% digital.

Apesar do contexto não ser o mais favorável para a compra, Abbud vê na troca uma oportunidade para quem deseja ter um novo automóvel na garagem.

Desta maneira, o executivo reuniu as principais etapas para ter sucesso em uma troca de carro 100% online. Confira abaixo:

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para ter sucesso na mudança de um automóvel é ter em mente o seu objetivo final. Ou seja, é preciso definir o modelo de interesse.

Nesta etapa, uma ótima sugestão é refletir sobre as reais necessidades que o motivam a realizar essa troca. Outro ponto importante é pensar no seu perfil como motorista.

Para uma pessoa solteira, por exemplo, um tipo compacto e econômico pode ser uma alternativa. Já para uma família com filhos pequenos, o modelo deve ser mais espaçoso e com mais acessórios de segurança.

Pesquise!

Depois de definir as suas preferências, vem a etapa da pesquisa a fim de encontrar as melhores ofertas. Nesta fase, uma dica para otimizar o tempo sem pecar na assertividade do processo é ir em busca de marketplaces do setor automotivo.

Estas plataformas costumam reunir milhares de anúncios em um único local, que já foram até mesmo filtrados para evitar a ocorrência de golpes, aumentando a segurança no momento da troca.

Priorize um ambiente seguro

Para a troca do automóvel em um ambiente digital, uma ótima sugestão é consultar aplicativos do setor, pois além de reunir uma grande variedade de modelos em um único local, essas plataformas também usam a tecnologia a favor do consumidor, sendo possível identificar melhores formas de pagamento e os serviços necessários para o veículo, além de detectar falsos anúncios, resultando em ganho de tempo e melhor jornada de compra para o usuário.

Investigue

Em negociações virtuais, é preciso estar ainda mais atento para evitar a ocorrência de golpes. Infelizmente, no momento não existe um órgão fiscalizador em que o consumidor possa checar a procedência do local da troca.

Portanto, o ideal é pedir o CNPJ para o vendedor a fim de checar a existência no site da Receita Federal ou na SERASA. Outra dica é realizar uma checagem em sites como o Reclame Aqui. Por fim, também é interessante consultar a placa do veículo no Detran.

Valorize o seu automóvel

Para garantir uma boa troca e não ter o carro usado desvalorizado, é necessário que todas as revisões e manutenções preventivas tenham sido feitas.

Aqui, também é importante cuidar da aparência e interior do veículo, visto que a primeira impressão é decisiva. Para alcançar a melhor avaliação possível, é fundamental que o carro esteja limpo, sem riscos e amassados, além de pneus novos.

SOBRE A DRYVE

A startup Dryve é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final.

São mais de 3.500 agentes autorizados que prestam suporte aos clientes na análise de crédito, formalização e pagamento de financiamentos.

O potencial tecnológico de uma sofisticada combinação de algoritmos proporciona velocidade e precisão nas propostas de financiamento ao cliente, sugerindo a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador, com valores e taxas atraentes.

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