Como o Prop Trading está remodelando os mercados financeiros em 2025

O-que-e-Prop- Trading (1)

Também conhecido como trading de proprietário, o Prop Trading é uma tendência que deve nos acompanhar em 2025. Neste tipo de transação, temos uma empresa que aplica o capital na compra dos seus próprios ativos financeiros. Assim, o lucro da compra fica para o negócio em si.

Este tipo de investimento, que também pode ser encontrado como “prop firms” tem sido comum nos últimos anos, em especial por parte de fintechs. No Brasil, a compra com capital da empresa de ações tem sido comum entre os bancos digitais, cumprindo as metas e mantendo o crescimento constante.

Nesta reportagem especial, vamos explicar como o Prop Trading funciona e o motivo desta prática está remodelando os mercados financeiros nos últimos anos, tendo enorme potencial em 2025.

O que é Prop Trading?

O Prop Trading é uma negociação de suporte que utiliza o capital da empresa na compra dos ativos e demais instrumentos da empresa. Neste caso, ao invés de usar o dinheiro de clientes cooptados pela corretora ou instituição financeira, aplica-se um capital próprio. Desta forma, o capital aplicado gera lucro ao banco, fintech, corretora e outras instituições de corretagem de investimento.

As oportunidades de negociação de suporte em 2025 têm sido muito impactadas por causa dos serviços de corretagem White-Label e da globalização de ativos. Na prática, a abertura de capital atrelada a um serviço de corretagem próprio permite uma relação de ganho-ganho, com o capital sendo aplicado gerando lucro e ao mesmo tempo podendo ser valorizado.

O que a legislação brasileira diz sobre o Prop Trading?

A legislação não traz uma regulamentação com foco no Prop Trading no Brasil. Sendo assim, é possível fazer valer desta oportunidade de negociação a fim de gerar resultados positivos à empresa. Ainda assim, vale lembrar que toda a intermediação precisa cumprir outros aspectos legais, tanto da parte de boa-fé quanto em relação ao pagamento de tributos.

Como o Prop Trading cria novos hábitos financeiros para empresas

O trading está em alta no Brasil e no mundo. Em 2024, a B3 revelou que mais de 1 milhão de traders estão cadastrados na bolsa de São Paulo. Mais do que isso, revelou que aproximadamente 300 mil operam com minicontratos de investimentos na carteira.

Se a tendência para pessoas físicas é investir mais, o mesmo vale para as empresas, em especial as instituições financeiras com aportes para o Prop Trading. Com a Tecnologia de IA mais acessível do nunca, não deve demorar para que essas transações sejam operadas automaticamente.

Hoje, o trading de proprietário traz mudanças como:

Há ainda outras mudanças que o prop trading pode ser relacionado diretamente ou indiretamente. Ainda assim, convém destacar que os desafios têm altas chances de surgirem nos próximos anos.

Prop Trading pode encontrar obstáculos nos próximos anos

Com o aumento do Prop Trading, há grandes chances de que impostos específicos surjam. Um marco regulatório aumentaria os custos e teria chances reais de sair do papel em algum momento. Outro desafio é a demanda de soluções à altura. Felizmente, serviços White-Label podem contribuir com esta eventual dificuldade.

Sair da versão mobile