Segundo a Receita Federal, 11,2 milhões de CNPJs estavam registrados como MEI até a terceira semana de dezembro, um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em meio às incertezas criadas no mercado por consequência da pandemia, a troca de experiências entre pequenos e médios empreendedores têm ajudado a manter tais negócios na ativa. Pensando nisso, a Zettle , fintech sueca de gestão e meios de pagamento, oferece tecnologia para que o empreendedor possa realizar uma melhor gestão de seus negócios.
Confira abaixo algumas dicas apontadas pela CEO da Zettle no Brasil, Maria Oldham.
Mantenha pessoal
Dar um toque pessoal no seu negócio pode ser uma alternativa para criar um empreendimento cheio de histórias e divertido.
No caso de um restaurante ou café, por exemplo, colocando no menu pratos que são os seus favoritos, contando uma breve história e colocando um nome afetivo, você mostra qual é a sua personalidade, seus diferenciais e cria um laço com seus clientes.
Desenvolva uma identidade visual
Expanda o seu negócio – mas mantenha-o consistente. Além das cores, alguns objetos podem fazer com que o cliente associe a sua marca.
Por exemplo, se na rua do seu estabelecimento todas as fachadas têm um toldo preto, que tal colocar um toldo colorido, que converse com a identidade da sua marca? Ou então chamar um artista para fazer um grafite na fachada, isso pode chamar muita atenção das pessoas que passam na rua, que certamente vão parar para ver e até mesmo tirar algumas fotos.
Adaptar-se à região
É importante também se misturar ao ambiente que está inserido. Assumir uma postura mais integrada à região que o empreendimento está localizado faz com que os vizinhos se identifiquem e queiram apoiar mais o comércio local.
Você está em um bairro mais tradicional? Que tal criar um ambiente que pareça que saiu de um filme de época? Se a região for mais moderna, vale investir em uma decoração atual, com elementos contemporâneos e objetos de design.
É super interessante respeitar a arquitetura do imóvel, então, se você por acaso encontrou um local com um estilo de época, uma arquitetura marcante, aproveite e valorize ainda mais o espaço.
Pense fora da caixa
As redes sociais são grandes aliadas em tempos de pandemia. Com elas, é possível atingir um grande número de pessoas com pouco dinheiro investido.
Conheça seu público, faça anúncios divertidos, fique de olho no que está em alta, aproveite para buscar engajamento criando conteúdos que estimulem as pessoas a comentarem.
Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos, dá pra criar enquetes nos stories do Instagram com “batalhas” de modelos, e o mais votado terá um desconto de 10% para quem for à loja e mostrar que segue o perfil da marca.
Tenha um sistema que facilite a administração do seu negócio
Para aumentar o número de vendas e dar conta de todo o processo por trás disso, nada melhor que um sistema que faça todo o trabalho difícil pra você, não é mesmo? O PDV, ou frente de caixa, certamente tornará a administração de vários negócios mais fácil.
Com o sistema, é possível entender o que vende melhor, o que vende pior, sazonalidade das vendas, quantos clientes estão chegando e quem está comprando o que. Isso é possível fazer em uma só loja ou em várias, para quem tem franquias, por exemplo.
A Zettle oferece o sistema PDV que, além de gratuito e de fácil navegação, conta com ferramentas que vão desde o cadastro de produtos, funções que permitem agrupar produtos para criar kits e facilitando a aplicação de descontos, até o acompanhamento das vendas com relatórios automáticos, o que pode ajudar muito no dia a dia. O empreendedor pode acessar o sistema de qualquer lugar, sendo necessário apenas o acesso ao aplicativo por meio de um smartphone ou tablet (Android e iOS) ou mesmo pela web, no portal my.zettle.com.
Sobre a Zettle
A Zettle , membro da família PayPal, possui a missão de ajudar pequenas empresas a ter sucesso em um mundo de gigantes.
Fundada em Estocolmo em 2010 e em operação no Brasil desde 2013, a empresa de tecnologia financeira revolucionou os pagamentos móveis com o primeiro mini leitor de cartão com chip e software do mundo para dispositivos móveis.
Hoje, a plataforma de gestão da Zettle para pequenas empresas na Europa e na América Latina fornece ferramentas para receber pagamentos, vender com mais inteligência e expandir os negócios.