Dados da pesquisa Panorama Mobile Time da Opinion Box indicam que 98% dos usuários de celulares já baixaram e instalaram algum aplicativo em seus smartphones, desses 63% já fizeram compras in-app.
Estes números reforçam que a utilização de aplicativos por parte dos usuários de smartphones se torna cada vez mais intensa, assim como diversas empresas passam a ver como fundamental a utilização desta ferramenta para realizar suas ações de marketing e relacionamento com os seus clientes.
Para Eduardo Córdova, CEO do market4u, plataforma que acaba de comemorar 1 milhão de downloads do seu aplicativo, investir em ter uma app é algo fundamental para empresas que queiram se destacar e estreitar o relacionamento com seus clientes.
“Cada vez mais empresas percebem o quão benéfico é ter um aplicativo de sua marca, porém, não basta apenas ter uma plataforma, é fundamental que ela tenha sucesso e funcione corretamente. Para isso, é preciso investir num plano de negócio antes de pensar em começar o desenvolvimento. Sem o planejamento certamente a empresa terá prejuízos, uma vez que terá que arrumar muitas falhas depois do aplicativo lançado”, explica.
Como criar um aplicativo de sucesso
Por trás de todo aplicativo de sucesso há muito esforço, planejamento e aperfeiçoamento ao longo de todo o processo de criação e também durante a manutenção. Córdova destaca que o primeiro passo é entender as reais necessidades da empresa e dos usuários.
“É muito importante tirar a ideia do papel e definir o público-alvo, com isso já é possível começar a desenhar como o seu aplicativo será. Definir os objetivos também é essencial, respondendo perguntas como: Que problema busco solucionar? Quais serão os desafios para solucionar esse problema? Com isso é possível entender a proposta de valor do app e já prever a sua aceitação no mercado”, conta o CEO.
Uma vez que o objetivo esteja consolidado é momento de pensar nas funcionalidades e na forma de monetização.
“É preciso mapear todas as funcionalidades que o app deve ter, tendo como base a execução dele, facilitando assim o seu desenvolvimento e posterior utilização. Pensar a monetização também é parte fundamental do planejamento e da estratégia”, afirma Córdova.
“Existem muitas formas de ganhar dinheiro com a criação de um app como anúncios, assinaturas, etc, o importante é que essa estratégia esteja em linha com o objetivo do app e que ela garanta um ROI positivo”, concluiu.
Passo a passo para criar um aplicativo de sucesso
-
Defina os objetivos:
Todo produto de sucesso precisa resolver algum problema, portanto o primeiro passo é entender com clareza qual desafio o seu app busca resolver.
A partir desta resposta é possível criar a proposta de valor do seu produto e prever a aceitação no mercado.
Não se preocupe com a existência de outras soluções que já resolvem o mesmo problema, use isso a seu favor entendendo com é possível oferecer um diferencial para que o seu app se destaque e faça um benchmark estudando o mercado e o potencial competitivo que as outras empresas proporcionam.
-
Determine as funcionalidades:
Separe as funcionalidades em obrigatórias e complementares, tendo como base o objetivo do seu app.
Depois entenda como se dará a execução do seu aplicativo, com isso será mais fácil mapear quais ferramentas ele deve ter e como atingir o público desejado.
-
Planeje a monetização:
É fundamental ter uma estratégia de lucro, com objetivo de alcançar um ROI positivo e constante.
Para isso existem diversas formas de monetizar o seu app como anúncios, assinaturas, downloads pagos, etc.
Entenda o que faz mais sentido para o seu projeto e planeje isso antes de partir para o desenvolvimento.
-
Crie premiações e gameficação:
Para alcançar o máximo de usuários use e abuse de premiações, como descontos, cashback, pois isso é algo que motiva os usuários.
Para manter os usuários ativos por longos períodos, invista em gameficação.
-
Escolha a aparência:
Avalie o impacto que a sua empresa quer gerar no consumidor e como isso pode estar relacionado com a aparência que ele deve ter. Cores, imagens em boa resolução e frases de efeito são questões que não podem faltar.
Lembre-se que muitos usuários serão atraídos pela parte visual.
-
Escolha as formas de pagamento:
Sempre foque em oferecer boas formas de realizar pagamentos no app, sendo que essas opções devem ser eficientes e rápidas, gerando mais praticidade na vida dos usuários.
-
Fique de olho nos feedbacks:
As avaliações são as principais formas de medir a popularidade e a satisfação dos clientes com a sua plataforma.
Foque em ter avaliações positivas, criando estratégias que agradem os seus clientes e sempre esteja atento às melhorias propostas por eles.