Cinco dicas para se prevenir contra golpes de cartão de crédito no Carnaval

golpes-cartao-de-credito-carnaval

Imagem enviada por Fort Brasil

Carnaval é a época do ano em que mais surgem golpes envolvendo cartão de crédito, principalmente com os foliões desavisados. São várias as razões para isso: a primeira delas é que, em meio à empolgação da festa, muitos acabam relaxando nos cuidados com seus pertences e também deixam de prestar atenção aos detalhes no momento de realizar compras.

Segundo dados da empresa de aplicativos de segurança Psafe, as tentativas de fraudes nessa época do ano cresceram mais de 90% em 2022, na comparação com o ano anterior. A companhia registrou mais de 790 mil tentativas de golpes virtuais na ocasião. “Para evitar dores de cabeça, os consumidores precisam estar atentos no momento de passar seus cartões na maquininha”, afirma Wellington Michetti, gerente de prevenção à fraude da FortBrasil, instituição de pagamento e administradora de cartões de crédito, especialista em plásticos private label.

O especialista listou uma série de cuidados para prevenir as fraudes no momento das festividades. Elas seguem abaixo:

1 – Fique atento ao visor da maquininha de cartão

Sobretudo quando o pagamento é por aproximação, preste atenção nas mensagens de erro. Suspeite ainda mais se a tela da máquina apresentar uma mensagem pedindo para que você insira o cartão, isso pode ser um sinal de que a maquininha está adulterada para clonar seus dados. Caso isso ocorra, nunca siga a orientação de inseri-lo. “O ideal é insistir no pagamento por aproximação, em outro terminal”, ensina o especialista, reforçando que esse aviso não é comum. “As maquininhas costumam apenas informar que houve erro, mas não detalham qual.”, completa.

2 – Depois da compra, certifique-se de que pegou realmente o seu cartão

Um golpe muito comum é o da troca de cartão: ao realizar uma compra, o vendedor pega seu cartão, coloca na maquininha e, na hora de devolver, troca por outro parecido. E mesmo que ele não tenha a senha para compras, ainda pode usar os dados para comprar online ou pagar por aproximação, caso esteja liberado. “Por isso, na hora de fazer compras no meio da multidão, fique atento ao cartão que recebe. Uma ideia para se proteger é colocar adesivos que o diferenciem e o identifiquem facilmente”, diz o especialista.

3 – Observe o valor que está sendo cobrado

O golpe de cobrar valores maiores do que a compra é bem antigo, mas, por incrível que pareça, ainda dá certo. “Isso pode ser feito com a simulação de um problema no visor ou, até mesmo, com o golpista escondendo a informação com as mãos”, diz Wellington. A dica é sempre conferir quanto está sendo cobrado e, caso não consiga confirmar o valor, não finalize o processo.

4 – Fique de olho na hora de digitar a senha do cartão

Essa também é antiga, mas não menos importante. É comum que as pessoas observem a senha dos foliões mais empolgados com a finalidade de dar golpe. “Muitos ladrões criam situações, como esbarrões para puxar o celular ou cartão do seu bolso, e ficarem à vontade para usar sua senha. Se sentir que alguém esbarrou em você várias vezes ou que chegou mais perto do que o necessário, verifique seus pertences e fique atento”, avisa.

5 – Ative as notificações de novas compras

Para finalizar, Wellington recomenda que os foliões acessem o aplicativo do banco e ativem as notificações. Assim, é possível receber alertas sempre que uma nova compra for realizada. “A princípio, isso pode parecer desnecessário, mas vale a pena ficar de olho nos valores das compras e, até mesmo, identificar rápido caso haja clonagem”, explica.

A FortBrasil

A FortBrasil é uma das maiores fintechs em atividade no setor de cartões de crédito no Brasil. Há mais de 18 anos, trabalha no desenvolvimento de soluções financeiras para o público das classes emergentes C, D e E, por meio de uma plataforma de serviços, que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label co-branded. A empresa tem uma missão bem clara: prestar serviços financeiros com responsabilidade de forma ágil e competente, garantir rentabilidade para mais de 400 parceiros varejistas por todo o Brasil e promover a satisfação para cada cliente portador do cartão a partir do aumento do seu poder de compra. Além disso, buscam valorizar os colaboradores e investir em sua capacitação. Para saber mais informações, acesse o site.

Sair da versão mobile