Campanha STOP C-19 reúne soluções inovadoras no combate a Covid-19

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O setor de negócios é uma das ferramentas de transformação da sociedade e também no combate do novo coronavírus. Prova disso foi a campanha STOP C-19, lançada na última quarta-feira (19), no Brisa Barra Hotel, Rio de Janeiro.

Com a participação de algumas marcas apoiadoras, dentre elas, a Tonino Lamborghini Energy Drink que está lançando a bebida no mercado, o encontro foi coordenado pelo PHD em Economia e cientista político Henrique Barack Obama.

A campanha que reúne soluções inovadores, através da cabine de desinfecção, visa contribuir com a população na diminuição dos efeitos da pandemia do Covid-19, tem engajamento bidirecional e deve atingir dezenas de países.

Segundo Obama, esse momento de crise revelou problemas ocultos da sociedade. “São questões econômicas, sociais e de saúde, como pessoas sem receita pra sobreviver, hospitais e sistema de saúde incompatível para atender a população”, explica. “Essa descoberta acabou gerando soluções para problemas que nem sabíamos que tínhamos. Algumas tecnologias desenvolvidas, por exemplo, vieram para ficar e mudar nosso cotidiano”, acrescenta.

As iniciativas promissoras unem negócios, tecnologia, cultura e inovação e tem colaboração do setor privado. “Diversas pessoas colaboram para o projeto acontecer, desde empresários, empreendedores, cientistas, pesquisadores, engenheiros, investimentos de capital e intelectual.

Muito apoio do setor privado veio também subsidiado de fundos estrangeiros onde a moeda é mais barata”, comenta Barack, que também fala sobre o que espera para o futuro. “ São produtos autossustentáveis e com viabilidade econômica focada no setor privado, mas que podem mais para frente serem trabalhadas em parceria com o poder público”, finaliza.

Ações da STOP C-19

Dentre as ações, uma das que mais se destaca, a partir da cabine de desinfecção é a promessa de ajudar a fortalecer o sistema imunológico da população, englobando principalmente aquelas pessoas que sofrem com desnutrição e falta de saneamento básico, por exemplo. Segundo dados apresentados pela campanha, 3% da população da Africa será perdida por não ter médicos e sistema de saúde suficiente.

E de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 200 milhões de crianças sofrem de desnutrição. Números como esse mostram que com um sistema falho de saúde e falta de subsídios em regiões de extrema pobreza, a prevenção por meio do fortalecimento do sistema imunológico, por exemplo, é um dos caminho diminuir a taxa de letalidade de doenças como a Covid-19.

Pensando nisso, cientistas brasileiros da campanha pesquisam também um alimento líquido conhecido como “shake” com base em nanotecnologia, capaz de fortalecer a imunidade e erradicar a anemia, podendo ser implantado em merendas escolares, por exemplo. Além disso, o grupo pesquisa suplementos para idosos e complexos vitamínicos que curam até mesmo a anemia. “Sabemos que a deficiência de nutrientes interfere até no aprendizado também então esses produtos vão contribuir até mesmo na melhora do índice de aprendizado escolar”, analisa Henrique.

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