Business Agility: muito além dos squads e da agilidade tecnológica

As metodologias ágeis nasceram em times de tecnologias, mas se espalharam rapidamente por outras áreas das organizações que buscam entregas de maior valor e eficiência.

Um dos modelos da cultura Ágil são os squads, que organizam equipes multidisciplinares com objetivos específicos orientados a desenvolver o MVP de um produto ou solução, por exemplo.

Mas o que há alguns anos era um grande diferencial se transformou em commodity. Assim como as empresas se transformaram para se adaptarem a cenários mais complexos e incertos, a maneira de trabalhar os squads também mudou.

Como referência em inovação, o Grupo Stefanini é um dos pioneiros na oferta de squads que usam uma combinação de equipes de alta performance, aceleradores tecnológicos e gestão focada em gerar resultados de negócios.

“Deixamos de ser apenas um fornecedor de equipes especializadas para atuar como um partner que apoia e ajuda a acelerar as jornadas do negócio dos nossos clientes a partir de um modelo de gestão e de mindset agile”, afirma Mary Ballesta, diretora Global de Inovação e Negócios Digitais do Grupo Stefanini.

Segundo a executiva, os squads da Stefanini assumem um novo papel: se tornam uma ponte com aceleradores que existem dentro do ecossistema de inovação da Stefanini e, a partir dessa visão, buscam gerar oportunidades de negócios reais.

“É um trabalho proativo para alavancar transformações, incrementar linhas de negócios e trazer novas receitas. Em alguns clientes, nosso modelo agile – que usa essa forma de abordagem – já incrementou a receita em mais de 20%”, destaca.

Business-Agility-Mary-executiva-Stefanini
Mary Ballesta, diretora Global de Inovação e Negócios Digitais do Grupo Stefanini

Para Mary Ballesta, a capacidade de se adaptar às novas tendências e a velocidade no aprendizado e na tomada de decisão são fundamentais na implementação do conceito de Business Agility, que prevé quatro atributos: experimentação, colaboração incondicional, resultados excepcionais e capacidade de focar no resultado do cliente .

Com os novos squads i+tech (inovação + tecnologia), a Stefanini pode assumir a jornada de ponta a ponta – experiência, canais, inteligência, engenheria de dados, plataforma e backoffice. “Buscamos apoiar os nossos clientes operando o negócio junto dele, como uma aceleradora que conta com rico ecossistema de inovação, capaz de ‘plugar’ várias soluções por meio de nossas ventures dentro do Grupo Stefanini. A dinâmica consiste no trabalho contínuo de geração de ideias, que se transformem em iniciativas com valor agregado para toda a organização ao combinar três premissas: UX, mindset de inovação e novas tecnologias”, complementa.

 

Sobre a Stefanini

A Stefanini (https://www.stefanini.com.br) é uma multinacional brasileira com 33 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital.

Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.

Sair da versão mobile