Brastemp promove encontro para celebrar o programa próprio de logística reversa

Em evento realizado na Cozinha Brastemp, marca promove debate sobre sustentabilidade e comportamento de diferentes gerações com Rosana Jatobá e Michel Alcoforado

Brastemp promove encontro para celebrar o programa próprio de logística reversa evento brastemp

Divulgação

A Brastemp, marca da Whirlpool, é reconhecida por oferecer inovação com propósito. Mas, muito além dos diferenciais de seus produtos, a marca se preocupa com toda cadeia, desde a fabricação, até o descarte consciente no final da vida útil dos eletrodomésticos. Por meio de seu programa, “Por Outro Mundo”, Sistema de Logística Reversa criado em 2023, a Brastemp oferece o serviço de coleta e descarte de eletroeletrônicos gratuito, em todo o Brasil de qualquer marca ou tipo. A iniciativa é um dos pilares de ESG da companhia e está alinhado com a economia circular.

Para ter acesso ao programa, basta o consumidor acessar o site da marca, preencher o formulário disponível e aguardar o contato para agendamento da coleta. Itens acima de 30 quilos, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, têm coleta domiciliar, enquanto os de menor porte, recebem o código de postagem gratuita e devem ser levados em um dos mais de 15 mil pontos de coleta localizados em todo o território nacional.

Para dar visibilidade a iniciativa, iniciada em 2023, a marca promoveu um evento, na Cozinha Brastemp, em São Paulo, para jornalistas e influenciadores, na última terça-feira, 3 de dezembro. Com mediação de Rosana Jatobá, jornalista, mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP e autora de três livros sobre sustentabilidade, a discussão também contou com a presença de Michel Alcoforado, antropólogo e especialista em comportamento e tendência de consumo no Brasil e executivos da Whirlpool, como Gustavo Ambar, Presidente da Whirlpool no Brasil; Douglas Reis, diretor Jurídico, de Assuntos Regulatórios e ESG da Whirlpool para a América Latina; e Bertha Fernandes, Diretora de Marcas e Comunicação.

“A agenda faz parte de várias iniciativas da companhia, que atua na pauta ESG há mais de 60 anos, para aumentar a conscientização dos consumidores sobre sustentabilidade e circularidade. Além do Sistema de Logística Reversa, a Whirlpool se compromete com outras ações, como atingir a meta global de Net Zero até 2030, gerenciando resíduos industriais, reutilizando cerca de 98% da água nas plantas no Brasil e desenvolvemos o uso de resinas recicladas em duas de nossas plantas já, Rio Claro e Joinville”, afirma Gustavo Ambar.

O evento contou com uma roda de conversa sobre a importância de conscientizar os consumidores sobre o descarte ecologicamente correto dos produtos, com Rosana Jatobá destacando a relevância da agenda ESG e enfatizando a necessidade de educar os consumidores.

Por sua vez, o antropólogo Michel Alcoforado apresentou um mapeamento das tendências do mercado brasileiro, abordando mudanças no comportamento do consumidor, as transformações culturais entre diferentes gerações e as perspectivas futuras, com foco na importância da responsabilidade ambiental para as novas gerações.

Segundo os dados apresentados por ele, os Baby Boomers tinham a economia e a eficiência como suas principais preocupações, enquanto, para a Geração X, o consumo estava associado à construção de identidade, com a sustentabilidade sendo vista mais como uma opção de status, embora ainda cara e difícil de acessar. Já a Geração Y (Millennials) está em busca de um propósito, exigindo das marcas transparência e compromisso com o futuro do planeta, integrando a sustentabilidade à sua identidade.

Michel ainda destaca que a Geração Z é a mais consciente e exigente sobre a temática, vendo a sustentabilidade como um requisito básico das empresas e que, além disso, espera ações concretas, priorizando a transparência e a inovação responsável, ao mesmo tempo em que compartilha a responsabilidade com governos e empresas. Em geral, as novas gerações demandam um consumo mais consciente e sustentável, refletindo valores de responsabilidade ambiental em suas escolhas, e o sistema de logística reversa catalisa esse consumidor a ter novos hábitos.

Durante a conversa, Bertha Fernandes abordou a importância de uma marca como a Brastemp atuar junto aos consumidores de forma educativa, em busca do consumo consciente. “Anualmente, conversamos com mais de 300 mil consumidores e sabemos que uma das principais preocupações de muitos é o que fazer com os eletrodomésticos, especialmente os de grande porte, como lavadoras, fogões e geladeiras, quando chegam ao final de sua vida útil. Como marca líder no segmento de eletrodomésticos, estamos sempre ao lado do nosso consumidor, inclusive no momento de descartar esses produtos de maneira adequada para garantir que eles tenham o destino correto”, conta a executiva.

Douglas Reis explicou todo o processo após a coleta do produto. A coleta, tanto em domicílio como nos Pontos de Entrega Voluntária do programa, é realizada em parceria com a Circular Brain. O processo inteiro tem início no centro de triagem, com a desmontagem e trituração, e, em seguida, matérias primas como plástico, metais e vidros, são reinseridos na indústria, para a produção de novos produtos.

“Este é um caminho fundamental para o desenvolvimento da economia circular no país, reduzindo a necessidade da extração de recursos naturais, reutilizando e estendendo a vida útil de materiais utilizados como  matérias primas em diversos processos industriais, como o plástico, por exemplo, reduzindo assim os impactos no meio ambiente”, destaca o executivo.

Até o momento, mais de cinquenta mil toneladas de produtos eletroeletrônicos já passaram pelo Sistema de Logística Reversa da companhie tiveram a destinação ambiental adequada.

Sair da versão mobile