O sábado (9) do Campeonato Brasileiro foi marcado por jogos movimentados, reencontros, protestos e decisões polêmicas.
No Castelão, o Botafogo não tomou conhecimento do Fortaleza e goleou por 5 a 0. O confronto, marcado pela expulsão de um jogador do Leão do Pici logo nos primeiros minutos, teve gols de Marçal (duas vezes), Arthur Cabral e David Ricardo. A partida marcou o reencontro com Renato Paiva, atual técnico do Fortaleza e ex-comandante do Glorioso, demitido após o Mundial de Clubes.
No Maracanã, diante de mais de 64 mil torcedores e sob protestos pela eliminação na Copa do Brasil, o Flamengo venceu o Mirassol por 2 a 1. Léo Pereira e Gonzalo Plata marcaram para o rubro-negro, enquanto Gabriel, ex-jogador do clube carioca, descontou para o adversário.
Fora de campo, o Corinthians viveu um dia histórico. Em assembleia no Parque São Jorge, os associados aprovaram de forma definitiva o impeachment de Augusto Melo, encerrando oficialmente o mandato iniciado em janeiro de 2024. A decisão ocorre em meio às investigações do chamado “caso Vai de Bet”, que envolve suspeitas de repasses ilegais no maior contrato de patrocínio da história do clube.
Em Bragança Paulista, o Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 e garantiu três pontos importantes. O técnico Roger Machado destacou a atuação do time e comemorou o desempenho de Ricardo Mathias, autor de dois gols.
No Morumbi, o São Paulo vencia o Vitória por 1 a 0 até o intervalo, mas uma decisão do VAR gerou revolta e foi o principal assunto da primeira etapa.
Na Arena Fonte Nova, Bahia e Fluminense protagonizaram um duelo eletrizante, que terminou empatado em 3 a 3. O Tricolor Carioca vencia até os acréscimos, quando Luciano Juba empatou para o time baiano. Everton Ribeiro, Luciano Juba e Bernal (contra) marcaram para o Bahia, enquanto Germán Cano (duas vezes) e Nonato balançaram as redes para o Flu.