Banco PAN ultrapassa 19 milhões de clientes e registra lucro de R$ 195 MI

Banco-Pan-regitra-lucro-liquido

Imagem: Reprodução

O Banco PAN (BPAN4) registrou lucro líquido de R$ 195 milhões no primeiro trimestre de 2022, apresentando leve aumento frente ao mesmo período do ano passado, quando somou R$ 190 milhões.

Em 12 meses, a base de clientes avançou 94%, chegando a 19,4 milhões, totalizando R$ 36,2 bilhões de carteira de crédito, crescimento de 20%. O ROE da companhia foi de 13,3% a.a.

O número de correntistas e cartonistas (banking clients) do PAN chegou a 14,7 milhões em março, aumento de 146% em relação ao 1T21, com carteira de crédito de R$ 14,6 bilhões, aumento de 40% em um ano, decorrente da forte originação in app, reflexo do engajamento dos clientes com a oferta de uma plataforma digital completa de banking e consumo.

“Seguimos focados em fortalecer a relação com os nossos clientes. Por isso, neste trimestre lançamos o novo app do PAN, com melhor desempenho e ofertas contextualizadas, promovendo o cross-sell individualizado e aprimorando a experiência de consumo e crédito”, explica Mauro Dutra, CFO do Banco PAN.

A diversificação de produtos e canais fortalece a capacidade do PAN de ofertar crédito adequado aos clientes em diferentes momentos.

No 1T22 o nível de inadimplência acima de 90 dias sobre a carteira foi de 6,8%, refletindo a mudança gradual no mix com crescimento do cartão de crédito, financiamento de veículos e empréstimo pessoal.

“Conseguimos crescer mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador e estamos satisfeitos com o desempenho do PAN neste primeiro trimestre. Tivemos bons resultados na originação de crédito, com 88% do nosso portfólio colateralizado. Agora, com a conclusão da incorporação das ações da Mosaico, nossa expectativa é capturar valor do fluxo de clientes Buscapé e Zoom, para ofertar o produto mais adequado, no menor preço e na melhor condição de crédito e pagamento”, complementa Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do PAN.

A aquisição da Mosaico ampliou a oferta de produtos e serviços do banco, como, por exemplo, o lançamento dos cartões cobranded Buscapé e Zoom, que já alcançaram mais de 1,1 milhão de solicitações desde novembro de 2021.

Para os próximos meses, o banco aposta em um pipeline robusto de produtos, como o lançamento oficial do Saúde PAN, cartão em parceria com a Elo, Buy Now Pay Later e financiamento de veículos in app.

“Seguimos ganhando escala e fortalecendo o business de crédito com excelência comprovada de execução. Evoluímos nossa plataforma de banking, integrando e-commerce (Mosaico), Autos (MobiAuto) e saúde (Saúde PAN)”, conclui Cadu.

O Banco PAN

O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A.

Possui patrimônio líquido de R$ 7,5 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia.

Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.

Sair da versão mobile