Gordofobia: Vanessa Sap transforma o tema em livro de ficção

Com ironia ácida e o senso de humor irreverente até em temas intensos, o livro critica o ''peso do peso'' ao abordar a gordofobia.

Um em cada cinco brasileiros estão com sobrepeso, segundo os dados do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já afirma que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde a ser enfrentado.

Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% na última pesquisa.

Esses números aqueceram a balança, mas não diminuem o preconceito.

O levantamento realizado pela Skol Diálogos observou que 92% dos brasileiros dizem ter preconceito contra a pessoa gorda, mas destes, apenas 10% assumiram que são realmente gordofóbicos.

No mercado de trabalho, o peso também pesa no momento da contratação. 92% dos brasileiros afirmam sofrer gordofobia no convívio social.

Os dados do Grupo Catho revelam que 65% dos executivos preferem não contratar pessoas obesas.

E os números não param por aí.

Em um mercado de trabalho que paga mais para empregados magros cada ponto do IMC (Índice de Massa Corporal) equivale à perda de R$92 por mês.

Para combater a gordofobia, o Brasil tem se empenhado na aprovação de legislações de proteção legal de pessoas acima do peso.

Segundo a Constituição Federal, a discriminação pode ser interpretada como assédio moral e, em casos de humilhação, as ofensas podem ser interpretadas como injúria e crime contra a honra, previsto no Código Penal.

Temporada 1

Fora da lei, o tema muda de página e se torna livro.

É nesse neste cenário que o livro “Temporada 1”, da autora Vanessa Sap, ganhou espaço nas prateleiras com a questão universal: O peso do seu peso pesa?

A ficção acontece no Centro de Emagrecimento Ingatori, durante a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

Durante a goleada alemã de 7X1, um assassinato na clínica acontece e aí começa o mistério, pois todos que estavam presentes têm motivos e “pesos” para cometer esse assassinato.

“Quem é o assassino?” O mistério vai render várias “temporadas”. Para quem gosta da série americana Lost, o livro é um achado. A autora usou o mesmo formato, porém com algumas modificações. “Ao invés do mistério se iniciar com a queda do avião, o suspense que une todas as tramas no livro surge só no ultimo capitulo”, explica. Agora, quem desembarcou no final da série americana, vai poder viajar novamente na “Temporada 1”.

A viagem será com direito a trilha sonora.

Cada capítulo conta uma história com “música- título”.

A playlist, com código do Spotify, está nas primeiras páginas e tem estilos variados. Rimsky-Korsakov, Billy Holiday, além de Jimmy Cliff, Madonna, Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Mercedes Sosa, Metallica, Noel Rosa, Edith Piaf, Sidney Magal e muitos outros dão vida aos dramas dos personagens.

A capa do livro esboça um espelho quebrado.

“Como se a bola de futebol espatifasse a imagem em que a sociedade se enxerga” explica Sap, ao informar que a moldura do espelho da capa do TEMPORADA 1 é de cobre; as continuações serão prata e ouro “, finaliza a autora, ao enfatizar que o livro deriva de um ativismo por uma sociedade sem pressão sobre o peso alheio.

“Quem quiser que fique magro. Muito magro. Quero poder ser gorda. Muito gorda”, brinca a autora.

Serviço do Livro

‎Editora Labrador
Idioma: ‎ Português
Número de páginas: ‎ 132 páginas
Link para a compra na Amazon: https://url.gratis/qGgeiM
Link para ouvir a playlist ambientada e feita especialmente para o livro: https://url.gratis/EYwW49
Rede Social – Vanessa Sap https://url.gratis/mcdftJ
Editora Labrador – https://url.gratis/N5qkNj
Instagram – @vanessa_sap_oficial