Quando o assunto é o uso da tecnologia ou finanças para jovens, as iniciativas existentes são incontáveis. Porém, quando consideramos o público acima de 50 anos, de menor renda, a condição de gerir a própria vida financeira e se autoatender digitalmente é um caminho a perseguir.
Foi pensando nisso que o Agibank, banco digital omnichannel, decidiu promover um Hackathon 100% online e aberto à comunidade, buscando impulsionar soluções para a alfabetização digital e financeira desse público.
90 participantes serão selecionados para participar do desafio, que vai contar com todas as etapas de desenvolvimento de um produto de tecnologia, como ideação e prototipagem, além de acompanhamento com mentores especialistas em suas áreas de atuação.
A maratona de desenvolvimento, que acontece de 24 a 26 de julho, pretende reunir 15 equipes com múltiplas habilidades.
“Temos nos empenhado para a digitalização do público 50+ e sua alfabetização financeira, pois entendemos que é preciso assegurar a participação dessas pessoas no contexto político, econômico e social brasileiro – o que passa pela tecnologia – e de fazer com que tenham maior capacidade de prover suas próprias famílias ao compreender os conceitos essenciais da vida financeira”, comenta Fernando Castro, diretor de Produtos, Tecnologia e Marketing do Agibank.
O Hackathon contará com a curadoria do núcleo de inovação do Agibank, o ICA (Innovation Challenge Agibank) e prevê lives prévias com especialistas em temas como usabilidade 50+, barreiras de alfabetização e comportamento do público sênior.
Além dos critérios técnicos para participação, também serão considerados fatores como gênero, raça e deficiência, bem como a presença do público 50+ em todas as equipes, buscando garantir a representatividade de minorias sociais no desafio.
As inscrições para participar já estão abertas no site www.hackathonagibank.com.br e vão até o dia 15 de julho .
O Agibank
O Agibank é um banco completo, que acolhe a necessidade de cada cliente como a mais importante a ser resolvida.
Digital sempre e presencial quando o cliente precisa, oferece produtos e serviços simples e acessíveis para descomplicar a vida financeira de milhares de brasileiros.
Para quem prefere resolver tudo digitalmente tem aplicativo, internet banking, chat e uma central de relacionamento sempre disponível.
Para quem não abre mão do atendimento olho no olho são mais de 600 pontos de atendimento em todo o Brasil e 2 mil consultores disponíveis para resolver e oferecer soluções.
No portfólio, serviços de conta corrente sem taxa de manutenção, cartão de débito e crédito, linhas de crédito, investimentos, consórcios e seguros.
Por meio de uma rede de parceiros, disponibiliza mais de 30 mil terminais para saque e mais de 2 milhões de estabelecimentos credenciados para pagamento via QR Code. Para o Agibank, banco tem que ser como a vida é: às vezes digital, às vezes presencial, sem imposição, tornando o dia a dia das pessoas melhor