Segundo dados da Gallup, um funcionário motivado aumenta em 21% o lucro da empresa, além de 20% as vendas e diminui em 70% os incidentes.
Isso porque se você deseja ter uma empresa que opte pelo cliente, precisa criar uma experiência que priorize o profissional. Funcionários capacitados são motivados a ganharem clientes leais e alcançarem resultados e crescimento.
Segundo a especialista de RH, Denise Asnis, que também é fundadora da Taqe – plataforma de recrutamento e seleção digital – entender os funcionários ajuda a aproveitar o poder de liderança deles, aumentando o crescimento e a eficiência da empresa.
“A liderança dos funcionários pode ser aprimorada de três maneiras: capacitação, flexibilidade e personalização de suas experiências. O funcionário da nova era não precisa ser informado sobre o que precisa ser feito e como fazer. Ao capacitá-los, você pode aumentar a confiança, estimular a motivação e impactar os resultados financeiros”, explica a executiva.
Denise destaca que entre as principais tendências que podem ajudar a empresa a crescer para o próximo nível por meio da capacitação dos funcionários estão:
• Local e horário de trabalho
A pandemia acelerou a mudança de mentalidade sobre as horas exigidas e o papel do trabalho em nossas vidas.
Adotar o trabalho remoto como uma opção permanente para os funcionários, mesmo após a pandemia, e dar autonomia para fazerem suas próprias escolhas.
Outro ponto, é auxiliar na construção da infraestrutura para apoiar suas decisões.
• Composição da força de trabalho
Existe uma correlação positiva entre uma força de trabalho diversificada e um resultado financeiro mais sólido.
Em 2015, uma pesquisa da McKinsey afirmou que as empresas no quartil superior para diversidade racial e étnica têm 35% mais probabilidade de ter retornos financeiros.
“Por isso, é importante desenvolver políticas que aumentem de forma proativa a diversidade, a inclusão e capacitem os funcionários a trazerem esses conceitos para o trabalho”, esclarece Denise.
• Estrutura da equipe
A hierarquia tradicional de cima para baixo está mudando para uma estrutura mais ágil e menos rígida com base em projetos específicos.
Essa estrutura mais flexível aumenta a velocidade e a simplicidade.
Por isso, as funções dinâmicas devem ser criadas com base nas necessidades do projeto e a supervisão deve ser dada a uma função específica e não à pessoa que a desempenha.
Além disso, as iterações rápidas ajudam a revisar os resultados rapidamente e as mudanças acontecem de forma incremental.
• Gerenciamento de desempenho
As avaliações de desempenho não são um calendário nem um relógio e estão deixando de ser um exercício baseado em políticas.
Cada vez mais, as empresas estão removendo sistemas de classificação de desempenho para se concentrar em conversas de qualidade.
Segundo a executiva, é essencial incentivar os funcionários a terem conversas sobre seus desempenhos durante o ano, assim é possível capacitar os profissionais a fazerem correções durante o percurso.
• Compensação
O conceito de tamanho único está lentamente sendo eliminado ao projetar pacotes de compensação.
Denise explica que a remuneração e os incentivos devem ser concebidos de maneira mais flexível, dependendo da função e dos requisitos dos funcionários.
“Isso permite que os funcionários tenham propriedade na empresa e os torna responsáveis pelo crescimento”.
No caso das startups, esta é uma ferramenta ainda mais comum para atrair e reter talentos.
• Benefícios, férias e bem-estar
A customização dos benefícios de acordo com as necessidades dos funcionários deixou de ser exceção.
Eles devem ser divididos entre benefícios básicos e opcionais, que o funcionário tem autonomia para escolher.
O conceito de bem-estar, incluindo atributos mentais, emocionais e físicos, deve ser apoiado por meio de seu programa de benefícios.
Você pode considerar o perfil de seu funcionário e, em seguida, projetar seus benefícios em torno dele.
“A capacitação do funcionário é importante porque cria segurança psicológica, aumenta a confiança, incentiva a responsabilidade e estimula o crescimento por meio da inovação. As empresas que adotam precocemente essas mudanças por meio do empoderamento, só têm a ganhar no mercado”, finaliza Denise Asnis.
Sobre a Taqe
Fundada em 2017, a Taqe é uma HRtech que atua como conectora de todo o ecossistema de empregabilidade e oportunidades. Por meio de testes gamificados, profissionais certificados e triados, a plataforma de emprego une recrutadores de grandes e médias empresas a candidatos em cargos de entrada e operacionais.
Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 400% na efetividade de seus processos seletivos, o que garante uma análise de todos os currículos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos.
Atualmente, a plataforma possui mais de 750 mil usuários e 5,6 milhões de matches realizados. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Callink, Deca e Coca Femsa.