Mais de 3 milhões de empresas abrem no Brasil e 1,8 encerram as atividades

No Paraná, o primeiro bimestre de 2024 foi marcado pelo o registro de 54.011 novas empresas. Neste mesmo período, cerca de 30 mil fecharam as portas. Os dados são da Jucepar (Junta Comercial do Paraná). No Brasil, 3.868.687 de empresas foram abertas em 2023, segundo o Mapa de Empresas, feito pela MEMP (Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), em parceria com o DREI (Departamento de Registro Empresarial de Integração). Apesar do número expressivo, no ano passado, mais de 1,8 milhão de empresas encerraram suas atividades, de acordo com o Governo Federal.

O estudo feito pelo Sebrae mostra que um terço das empresas brasileiras fecham em menos de dois anos. São diversos os motivos para isso ocorrer, por exemplo, a falta de planejamento e boa gestão do negócio, além de problemas financeiros. Com anos de experiência, a Agência de Gestão auxilia empresas de todos os portes a crescer, realizar uma gestão com foco em resultados, prospectar novos clientes e manterem-se no mercado. 

“Trabalhamos com a gestão empresarial, com foco no resultado do cliente. Ou seja, entramos na empresa para entender os processos a fundo, para sugerir mudanças e adaptações que vão levar a empresa a ficar cada vez mais próxima do resultado esperado”, conta Mariana Angeli, sócia da Agência de Gestão e responsável pela área de Sucesso do Cliente.

Em um ano, uma empresa da área de tecnologia, cliente da Agência de Gestão, teve 200% de aumento no lucro líquido. “Nós nos esforçamos para que o cliente olhasse para o negócio por inteiro, analisando a organização financeira de forma geral, além de pensar em estratégias voltadas para esse planejamento orçamentário. Também trabalhamos com eles mix de produtos, projeção de fluxo de caixa, organizamos um processo de entrega e analisamos o processo comercial deles”, ressalta Mariana. 

Outro destaque na Agência de Gestão é uma prestadora de serviços de estética, que teve 30% de crescimento no faturamento no primeiro mês. “Muitas vezes, o cliente chega para nós perdido, sem saber por onde começar. É nosso papel conversar com eles e mostrar um modelo de negócio que olha para o todo”, aponta Mariana. 

A sócia da AG explica que para reduzir custos e aumentar o lucro da empresa, é fundamental analisar, detalhadamente, as finanças do negócio. “Com isso, conseguimos olhar para redução de custos e, também, para o lucro. Mais importante do que isso, é entender como eu descolo essa curva, como eu aumento o faturamento e reduzo os meus custos para que, lá no final, o lucro apareça. Então, o grande segredo é você ter uma análise onde você saiba tudo”.

Para ela, é preciso entender qual é o valor da empresa e onde o cliente quer chegar. Depois, saber quanto de receita é preciso gerar na empresa para chegar no resultado esperado. “A partir dos números, eu decido quais serão as estratégias adotadas para chegar neles. E para manter essa receita é que entra a gestão de processos, pois sem a gestão, é possível chegar no objetivo, mas difícil se manter”.

 

E para quem está começando?

Mariana explica que para transformar o potencial das ideias em algo que realmente impacte, é preciso voltar para o começo e entender qual é o propósito. “Quando falamos em impacto, isso está diretamente relacionado ao propósito. Ou seja, ter uma definição de identidade organizacional bem consolidada: o que você faz hoje, te motiva?”, questiona.

Na prática, a Agência de Gestão aplica nos clientes um planejamento orçamentário anual e realiza o acompanhamento mensal dos resultados. “Atue o mais rápido possível e, claro, fique atento às oportunidades. Em alguns casos, a geração de lucro está atrelada às oportunidades do negócio. Então, um bom planejamento estratégico é imprescindível”, conclui.

 

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