Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa

Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa

Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa

Pelo menos 71% das empresas pretendem gastar mais com softwares em 2024, segundo pesquisa realizada pela Capterra, plataforma online de comparação gratuita de softwares. O levantamento foi feito com 339 tomadores de decisão de compra na área de Tecnologia de empresas de todas as partes do Brasil. Segundo os respondentes, a expectativa de melhora da economia e o crescimento econômico são o que motiva o aumento dos investimentos.

A pesquisa mostrou que nos últimos 12 meses as principais categorias de softwares implementadas pelas empresas foram Inteligência de Negócios e Análise de Dados, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), Help Desk e Suporte de TI, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Para 2024, o foco dos investimentos será em ferramentas de marketing. Ao menos 48% dos tomadores de decisão citaram, a partir de uma lista de softwares, essa área como o foco das compras deste ano. Segundo a Capterra, essa categoria inclui sistemas como ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, análise de dados, entre outras.

Para além da aquisição dos softwares, é importante que as empresas invistam também em manutenções preventivas, para garantir que as ferramentas tecnológicas possam justificar os investimentos feitos. É o que defende o desenvolvedor de softwares Felipe Augusto da Silva. Ele afirma que à medida que as necessidades dos usuários e os requisitos de negócios evoluem, é essencial adaptar os sistemas de software para garantir que continuem a atender às demandas atuais.

Além disso, segundo o profissional, a manutenção contínua permite identificar e corrigir bugs e vulnerabilidades de segurança que possam surgir ao longo do tempo, garantindo a estabilidade e a integridade do sistema.

“Conforme novas tecnologias e técnicas de otimização se tornam disponíveis, aprimorar os sistemas existentes pode resultar em melhorias significativas de desempenho, garantindo uma experiência mais rápida e eficiente para os usuários”, destaca ele.

Com 11 anos de experiência na área, o desenvolvedor de softwares destaca também que com o avanço da tecnologia, novas plataformas, sistemas operacionais e dispositivos surgem regularmente. Nesse cenário, a manutenção contínua permite adaptar os sistemas existentes para garantir compatibilidade e funcionalidade em novos ambientes.

“Manter sistemas de softwares atualizados e funcionais demonstra um compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente. Isso ajuda a construir confiança e lealdade dos usuários, garantindo que suas necessidades sejam continuamente atendidas”, reforça.

Para além do Marketing, outras áreas estarão no foco dos investimentos em Softwares em 2024

O levantamento feito pela Capterra mostrou que além da Marketing, citada por 48% dos entrevistados, outras áreas deverão estar na mira dos investimentos em softwares neste ano. A segunda área mais citada (37%) foi a de Segurança de TI, com destaque para segurança cibernética e proteção de dados.

Em terceiro lugar está a Gestão de TI (35%), com destaque para ferramentas de TI, programas de serviços de TI, gestão de ativos de TI, entre outros. Logo em seguida vem Gestão de Vendas (34%), com foco em inteligência de vendas, automação de vendas, acompanhamento de vendas e outras.

Em quinto lugar na lista de prioridades de investimentos quando o assunto é aquisição de softwares está Contabilidade e Finanças (33%). Neste caso, os destaques serão contas a pagar, contas a receber, ERP, faturamento e cobrança, folha de pagamento, serviços financeiros, entre outros.

Ainda de acordo com a Capterra, “no caso dos cinco sistemas que serão o foco de investimento para 2024 entre os entrevistados, em todas as categorias analisadas espera-se um retorno de investimento dentro de seis meses, com exceção da área de contabilidade e finanças”.

Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa 292781?partnerId=1858

Sair da versão mobile